• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Aparentemente, o desafio da Momo foi uma farsa, entenda

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      02/03/19 às 15h42

Você já deve ter visto na internet a corrente da Momo. Mais do que isso, o "Momo Challenge". Esse viralizou nas redes e logo ganhou alcance mundial, espalhando pânico entre as pessoas de todas as idades. Segundo o conto original, um personagem com os olhos esbugalhados "invadiria" o WhatsApp de quem se submetesse ao desafio e colocaria alguns desafios em demasia perigosos. Esses ataques, segundo os contos, eram mais perigosos para crianças. Essas acabavam se prejudicando de forma mais intensa. Algumas instituições de caridade estão afirmando que não houve relatos de alguém "hackeado" ou se prejudicando por causa da Momo, como afirmavam matérias antigas.

A imagem novamente passou a ser compartilhada nas redes sociais para assustar as crianças. Foi encontrada em alguns vídeos não oficiais de desenhos infantis, como Peppa Pig no Youtube. "A cobertura jornalística do desafio da Momo está levando as escolas ou a polícia a alertar sobre os supostos riscos representados pelo Momo Challenge, que por sua vez produziu mais notícias alertando sobre o desafio", disse o editor de mídia do The Guardian, Jim Waterson.

O que é a Momo?

Algumas versões da história da Momo se tornaram virais nas redes sociais. Essas versões atraíram centenas de milhares de ações e resultaram em notícias sobre esse conto. Segundo a história, as crianças são contatadas no WhatsApp por uma conta que diz ser Momo. Alguns meios afirmaram que trata-se de "hackers" que fazem a imagem aparecer de repente no telefone. As crianças são supostamente encorajadas a salvar o número do personagem na lista de contatos e, em seguida, são solicitadas a realizar os desafios. Além disso, são instruídas a não contar para outros membros de sua família.

O Centro de Internet Mais Segura do Reino Unido disse ao The Guardian que isso se tratava de "notícias falsas". No entanto, cópias não oficiais de alguns desenhos infantis, como Peppa Pig, foram upadas no YouTube com imagens de Momo editadas. As crianças que assistem aos vídeos podem, portanto, ficar expostas às imagens angustiantes. Diversos artigos afirmavam que o desafio havia sido ligado às mortes de 130 adolescentes russos. Os relatórios foram corroborados pelas autoridades.

Recentemente, a polícia da Irlanda do Norte tentou tranquilizar os pais sobre a figura bizarra da boneca com olhos arregalados. A imagem da Momo que tem assustado tantas pessoas é, na verdade, a foto de uma escultura da empresa japonesa de efeitos especiais Link Factory. Segundo o site de cultura pop, Know Your Meme, ela ganhou atenção no ano de 2016.

O que os pais devem fazer agora?

A polícia inglesa sugeriu que, em vez de se concentrar no meme específico, os pais deveriam usar o momento como oportunidade para educar suas crianças sobre a segurança na internet. Assim eles podem ter uma conversa aberta sobre o que as crianças podem sofrer no meio digital. "Este é apenas um exemplo atual e minucioso do campo minado que é a comunicação online para crianças", disse o Serviço de Polícia da Irlanda do Norte, através de um post no Facebook.

E aí, o que você achou dessa notícia? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Imagens Rolling Stone G1
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+