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Aparentemente, o suco de laranja não é tão saudável quanto se imagina, entenda

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      16/05/19 às 15h28

Quantos de nós não apreciam tomar um bom suco de laranja no café da manhã, não é mesmo? Algumas pessoas consomem a bebida devido as suas propriedades, como a vitamina C que auxilia a fortificar nosso sistema imunológico.

Entretanto, o inofensivo suco de laranja parece não ser tão inofensivo assim. Na verdade, alguns profissionais até mesmo dizem que ele não deveria fazer parte do nosso café da manhã.

O suco e seus benefícios

O suco de laranja é repleto de vitaminas, porém, possui uma quantidade enorme de açúcar. Para termos uma noção, um copo de aproximadamente 350 ml da bebida contém aproximadamente o mesmo teor de açúcar de uma lata de Sprite ou um saco de M&Ms.

Outro fator é que a fruta tende a remover parte da fibra de seu organismo, ingrediente chave que nos permite ter a sensação de saciedade até a próxima refeição. Assim, beber um copo de suco de laranja pode te deixar com muita fome.

Esta é uma das razões pelas quais as calorias de bebidas açucaradas são por vezes referidas como "calorias vazias". Isso porque elas podem aumentar a fome, causar alterações de humor e nos deixar com baixos níveis de energia. Provavelmente, o suco de laranja também não irá lhe ajudar a vencer um resfriado comum ou gripe.

Aumento na ingestão

Durante períodos como o inverno, onde as pessoas costumam ficar resfriadas, muitos passam a ingerir maiores quantidades da bebida. No entanto, segundo alguns estudos, o aumento da ingestão do suco pode fazer mais mal do que bem. O suco é rico em açúcar e frutose, o que algumas evidências sugeriram que pode verdadeiramente suprimir o sistema imunológico.

A vitamina C absorvida no suco de fato é benéfica para a saúde, porém, estudos descobriram que ela não ajuda nem a prevenir e nem a tratar o resfriado comum. E se o objetivo é aumentar o consumo de vitamina C, outros alimentos podem ser mais eficazes. Entre eles a goiaba, pimentão vermelho, couve, brócolis e a acerola.

Para os resfriados, estudos sugerem que o zinco, e não a vitamina C, é a melhor aposta. Este mineral parece interferir na replicação do rinovírus, o vírus que causa o resfriado comum.

Em uma revisão de estudo de pessoas que ficaram doentes, pesquisadores analisaram aqueles que começaram a tomar zinco e os compararam com os que tomaram placebo. Os que tomaram zinco tiveram resfriados de menor duração e com sintomas menos graves.

Assim, ao invés de adicionar um copo de suco de laranja à sua próxima refeição, substitua a bebida por um copo d'água e guarde a laranja para a hora do lanche.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

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Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
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