icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Apenas 3 em cada 7 pessoas conseguem lembrar números melhor do que cores, você é uma delas?

POR Júlia Marreto    EM Quiz      24/01/17 às 20h09
capa do post Apenas 3 em cada 7 pessoas conseguem lembrar números melhor do que cores, você é uma delas?

O cérebro é a parte mais complexa e fascinante do organismo humano. Ainda é um órgão, ainda, muito pouco conhecido. A memória é um procedimento exercido pelo cérebro. Mas, como funciona esse processo? As pesquisas são relativamente recentes. Para que as informações cheguem até nós, existem 3 maneiras básicas: memória sensorial, memória a curto prazo e memória a longo prazo.

A sensorial é usada para descrever nossa habilidade de modo a reter as informações que chegam através dos sentidos. Podendo existir através dos 5 sentidos: visual/auditiva/tátil/olfativa/gustativa. Através da memória de curto prazo podemos memorizar até 7 informações por aproximadamente 30 segundos.

Porém essa não é uma regra, existem pessoas que conseguem memorizar mais informações por mais tempo. Mas, essa já é a memória a longo prazo. Depois de passar pela sensorial e pela a curto prazo, a memória a longo prazo é fascinante, isso porque ela pode ser rotulada, conservada e indexada de várias maneiras.

Como somos seres espaciais, a maior parte do tempo administramos a nossa vida baseada no tempo, por isso as memórias de longo prazo são caracterizadas cronologicamente. O sistema de classificação de todo este sistema é bem complexo sendo formado por três partes:

- Memória Semântica = Onde uma quantia da memória de longo prazo cuida para formular as nossas ideias, conceitos e significados.

- Memória Processual = Onde uma quantia da memória de longo prazo que auxilia-nos a lembrar de como perpetrar os eventos. (Ex: cozinhar, atender ao telefone, usar o computador)

- Memória Episódica = Uma parte da memória de longo prazo que se refere à nossa aptidão em recuperar experiências pessoais vividas no nosso passado

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos esse quiz para você poder treinar um pouco a sua memória.

Também já falamos outras vezes sobre a memória, como por exemplo em: Por que algumas pessoas perdem a memória depois de beber?; 7 memórias traumáticas que só quem foi educado na base da "palmada" vai entender; Apenas 6% das pessoas conseguem acertar esse teste de memória [Quiz]; Mentir no Facebook corrompe suas memórias reais; 6 vilões que podem detonar com sua memória.

A maioria das pessoas tem a capacidade de memorizar com mais facilidade cores do que números. E para você, qual é mais fácil?

Então pessoal, qual foi o resultado de vocês? São melhores em memorizar números ou cores? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest