icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Aprenda a usar o modo escuro no Whatsapp

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      23/01/20 às 16h27
capa do post Aprenda a usar o modo escuro no Whatsapp

O WhatsApp liberou na quarta-feira, 22, uma atualização que contém uma das funcionalidades mais aguardadas pelos usuários do aplicativo. E que funcionalidade é essa? O modo escuro do aplicativo. Também conhecida como modo noturno, o intuito da nova opção é proporcionar um conforto visual maior. Além disso, os usuários que aderirem a nova função também irão economizar mais energia da bateria.

Antes de ter acesso a funcionalidade, é preciso estar atento a alguns detalhes. Primeiro, a nova função, até o momento, só foi liberada para celulares Android e também para os previamente cadastrados no programa de testes.

A partir das imagens divulgadas pelo WABetaInfo, o modo noturno do WhatsApp na versão de testes traz os títulos das funções (como "Configurações") na cor branca, enquanto os ícones ganham um tom de verde escuro - o mesmo aplicado nos principais subtítulos da seção. A ideia é gerar um contraste com a cor cinza da tela do aparelho.

Como obter a nova função

Quer ter acesso a nova funcionalidade? A gente explica agora. E passo a passo. Vamos lá.

Para começar a usar o modo escuro, é preciso baixar a versão 2.20.13 do aplicativo. Para isso, você precisa acessar o Google Play. Em seguida, procure pelo WhatsApp. Pronto? Se sim, desça até o final da página. Ali, você encontrará a opção "seja um testador Beta". Encontrou? Então, clique em "Aceitar".

Depois disso, irá aparecer uma mensagem. Apareceu, né? Agora, toque em "Participar". Aguarde alguns minutos até que a sua participação no programa beta seja aceita. Isso, respira, não se afobe, até porque ainda estamos na metade do caminho.

Depois que sua participação no programa beta for aceita, procure novamente o aplicativo na Google Play até o termo "Beta" entre parênteses e a opção para fazer o download desta versão, ao clicar em "Atualizar". Fácil, né? Continuamos? Claro!

Ativando o modo escuro

Depois de seguir os passos descritos acima, abra o WhatsApp e acesse as "Configurações". Ali, procure a opção "Conversas". É exatamente neste apartado que iremos alterar o modo de exibição.

Feito? Agora, toque na opção "Tema" e altere para "Escuro". Prontinho. Vale lembrar que essa configuração será permanente. Por isso, pense bem antes de realizar a modificação. No entanto, se você preferir usar o modo escuro somente quando o celular estiver com pouca carga, na bateria, você pode marcar a opção "Definido pelo Modo de Economia de bateria".

Impressões

O modo escuro do aplicativo faz exatamente o que se imagina. Ele troca os tons brancos e claros do WhatsApp, por um tonalidades de azul escuro e preto. O visual "dark" ficou atraente. De acordo com alguns usuários, que já estão testando a nova opção, de fato, a funcionalidade proporciona um melhor conforto visual.

Em relação à economia da bateria, ainda é cedo para avaliar o impacto que ocorrerá, pois isso varia do quanto o aplicativo será usado. Mas vale a pena conferir a novidade e tirar as suas próprias conclusões.

Ainda não foi anunciada a data em que todos os usuários terão acesso a nova versão do WhatsApp. Outro novo recurso do sistema é o modo de autenticação via impressão digital, que promete reforçar a segurança do aplicativo. Vale lembrar que esta função já está disponível de forma nativa em celulares iPhone (iOS), pelo Touch ID ou Face ID, da Apple.


Próxima Matéria
avatar Arthur Porto
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest