• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Aprenda mais sobre sua personalidade com o teste da Árvore de Karl Koch

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      09/09/19 às 16h03

O teste da Árvore de Karl Koch nada mais é do que um teste psicológico projetivo, que tem o intuito de analisar a personalidade das pessoas e o seu estado emocional subconsciente. Por ser um teste bem simples, é comum ser aplicado para crianças, mas também pode ser administrado para qualquer pessoa. É uma ótima ferramenta de autoanálise, que pode ajudar até os adultos a se conhecerem um pouco melhor.

Em suma, o teste que é muito usado nos dias de hoje, foi formulado na década de 1950, pelo psicólogo Charles Koch. Ademais, é uma ferramenta bem simples, que talvez, por esse motivo, possa deixar uma dúvida sobre a sua eficácia em algumas pessoas. O teste consiste em entregar uma folha em branco e pedir para que a pessoa, seja ela uma criança ou um adulto, que desenhe uma árvore com suas raízes, tronco e folhagem. A partir disso, será analisada a sua personalidade e o seu estado emocional. Existem vários testes do tipo, mas a da árvore é um dos mais eficientes.

O teste

Testes projetivos são uma ferramenta clínica muito útil. Graças a esse tipo de ferramenta, é possível coletar vários dados sobre como a pessoa percebe, compreende e reage ao seu mundo. O curioso sobre esse teste em especial, é a escolha da figura de projeção. Enquanto outros usam uma casa ou um homem na chuva, o Dr. Koch escolheu a árvore devido ao seu simbolismo. As árvores existem em todos os lugares do mundo, e estão presentes em todas as culturas e carregam um senso de liberdade e natureza.

Esse teste irá avaliar detalhes sobre a personalidade de cada pessoa, assim como irá indicar um estado emocional específico. Mas além disso, questões como estabilidade, presença ou ausência de conflitos internos, vulnerabilidade e sensibilidade também serão analisados.

A aplicação é muito simples, podendo ser feita com qualquer pessoa a partir dos 5 ou 6 anos de idade. A única exigência é que a pessoa tenha habilidades motoras básicas, que lhe possibilitem desenhar. Será entregue uma folha em branco, lápis colorido e borracha e a pessoa terá que fazer um desenho livre de uma árvore, contando que tenha raízes, tronco, galhos e folhagem.

Avaliação

Com o desenho em mãos, é hora de analisar os vários elementos do desenho.

Solo: Um desenho que não tenha uma linha de solo ou raízes pode ser um indicativo de falta de estabilidade emocional. Já a presença de raízes desproporcionais ou em forma de raio também podem indicar problemas como contenção emocional e raiva.

Tronco: O tronco muito delicado e detalhado é relacionado à pessoas sensíveis e delicadas. Por outro lado, também pode demonstrar a presença de tensões ou necessidades externas, que podem influenciar no bem-estar da pessoa. Um tronco muito largo mostra pessoas impulsivas, muito emotivas e com pouca capacidade de autocontrole. Já um tronco com dilatações, cavidades, pontas salientes podem indicar a presença de medos, traumas e emoções contidas.

Copa: A copa das árvores reflete a interação com o meio ambiente. Diferentemente das raízes e tronco, que estão mais relacionados ao mundo interior e emocional. Uma copa grande pode indicar que a pessoa é muito fantasiosa e entusiasmada, tendo um ponto de narcisismo mais saliente. Já uma árvore sem copa pode indicar um problema cognitivo de desenvolvimento. Um desenho em espiral indica uma pessoa muito comunicativa, de bom gosto e delicada. Uma copa com formas variadas mostra uma pessoa impulsiva, teimosa ou com raiva de alguma coisa. Se a pessoa colocar frutas na árvore, ela tem muitos objetivos e desejos para cumprir.

É claro que essa é uma projeção simplificada do teste. Especialistas adicionaram muito mais detalhes, como a aparência do desenho e outros "adereços" como casas, pássaros, colinas e etc. Esses outros detalhes podem fornecer informações mais claras e detalhadas.

E você, já conhecia esse teste? O que achou dele? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+