icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Aranha-caranguejo faz paraquedas com seda e levanta voo [Vídeo]

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      15/06/18 às 18h55
capa do post Aranha-caranguejo faz paraquedas com seda e levanta voo [Vídeo]

Já fizemos matérias com as 8 coisas que você não sabia sobre aranhas e por que você nunca deve matar uma aranha dentro da sua casa. Hoje resolvemos falar do mesmo assunto, só que dessa vez vocês vão ver uma aranha-caranguejo como nunca viram antes. Todo mundo sabe que as aranhas saltam e soltam teias, certo? Mas alguém aqui já viu aranha pegar voo?

Não precisa ficar desesperando, estamos falando de uma aranha minúscula. O comportamento que faz elas pegarem voo se chama 'balonismo'. A aranha caranguejo faz um buquê de sedas parecidas com flâmulas, onde aranhas bebês sobem com a ajuda do ar para encontrar uma casa nova e depois chocar. Já as adultas fazem isso para encontrar parceiras e comida. Ficou impressionado com esse comportamento das aranhas? A gente conta melhor esse caso pra vocês.

Aranhas 'voando'

E se a gente contar para vocês que algumas dessas aranhas cruzam até oceanos inteiros através de correntes de vento? Pois é, embora esse comportamento seja generalizado, ainda não se sabe como as aranhas conseguem chegar aos céus. Um engenheiro de aerodinâmica da Universidade Técnica de Berlim, chamado Moonsung Cho, estava curioso para saber como as aranhas-caranguejo voavam.

Ele reuniu 14 aranhas dessa espécie e as colocou em uma pequena estrutura em forma de cúpula. Ele as colocou em um parque em Berlim para saber como elas iriam reagir aos ventos naturais. Depois, ele também as estudou no laboratório. Ele descobriu que antes delas voarem, elas fazem uma corda de seda de segurança. Depois elas esticavam uma de suas pernas dianteiras para avaliar a velocidade do vento e a direção.

Quando as condições do vento estavam boas, elas pegavam voo produzindo de 50 a 60 sedas em nanoescala. Em média, essas sedas tinham que ser quase três metros de comprimento. Depois que elas soltavam seus fios de âncora, elas voavam. Ficaram curiosos, né!? A gente mostra o vídeo de uma dessas aranhas voando:

Mas e  você, já tinha visto algo assim antes na sua vida? Não esqueça de comentar aqui embaixo.


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest