• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Arqueólogos encontram necrópole de 2 mil anos com dezenas de caixões no Egito

POR Jesus Galvão    EM Mundo Afora      01/03/18 às 19h52

A arqueologia é a ciência que possibilitou através de estudos sobre a cultura e costumes de povos antigos, seus antigos artefatos e restos materiais um resgate da história de nossos antepassados. Estudos esses que influenciam diretamente a nossa forma de enxergar o mundo e compreender a nossa própria história. Ao longo do tempo arqueólogos em todo mundo registraram grandiosas descobertas.

Fósseis, curiosos objetos, túmulos e múmias são alguns dos achados que continuam a impressionar a humanidade. Uma nova descoberta no Egito tem animado os pesquisadores. Uma necrópole ancestral repleta de artefatos utilizados durante o último período faraônico começou a ser explorada, e os estudiosos acreditam que muito se tem para ser descoberto no lugar. Confira a seguir.

A descoberta

Um cemitério datado em dois mil anos foi encontrado na cidade de Menia, ao sul do Cairo no Egito. Cerca de 40 sarcófagos, utensílios em cerâmica, jóias, e uma máscara de ouro foram alguns dos itens encontrados que descansavam por todos esses anos no lugar. Mostafa Wazir, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades e responsável pela missão arqueológica, informou que a exploração do lugar levará cerca de cinco anos para ser concluída.

As escavações, que tiveram início no fim de 2017, resultaram na descoberta de oito túmulos. Os pesquisadores acreditam que ainda sejam descobertos outros mais até o fim do trabalho. Supostamente alguns desses túmulos pertenciam aos sacerdotes que veneravam o deus egípcio Thoth e seus familiares. Artigos funerários do período helênico do Egito, 300 a.C., também foram achados no sítio arqueológico.

Khaled El-Enany, ministro das Antiguidades, deseja transformar o lugar em atração para turistas, uma vez que o Egito enfrenta problemas no setor desde 2011. "É só o começo. Em breve nós iremos adicionar uma nova atração turística". disse Enany. Essa é a segunda grande descoberta arqueológica somente neste ano. No início de fevereiro, o tumulo de uma sacerdotisa, Hetpet, teria sido encontrado no país.

Quatro jarros bem conservados chamaram a atenção dos estudiosos. Dentro dos recipientes foram encontrados alguns órgãos mumificados, e decorando a tampa dos jarros alguns desenhos do que seriam os rostos dos quatro filhos do deus Hórus. Inscrições em hieróglifo decoravam os objetos com os supostos nomes e os títulos de seus donos.

Então caros leitores, o que acharam da descoberta? Deixem nos comentários a sua opinião e não se esqueçam de compartilhar com seus amigos.

Próxima Matéria
Via   BBC     JB     G1     Reuters  
Imagens Reuters BBC JB G1
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+