icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Artista cria crânios realistas de personagens de desenho

POR Bruno Dias EM Curiosidades 05/03/20 às 15h59

capa do post Artista cria crânios realistas de personagens de desenho

A maioria das pessoas cresceu acompanhando os desenhos animados. Esses marcam nossas vidas e chamam a atenção por causa das cores fortes e vivas, dos formatos e histórias. Muitas dessas nos inspiravam em brincadeiras, jogos e até ensinavam lições para a vida toda.

Quem viveu a infância e começo da adolescência nos anos 1990, com certeza, tem uma ligação muito próxima aos desenhos animados. Esse período pode ser considerado o auge deste tipo de programação, já que a publicidade direcionada ao público infantil era permitida e financiava este tipo de programação

O tempo passa, mas a vontade de assistir desenhos animados não. Conforme ficamos mais velhos podemos ficar mais seletivos com relação aos desenhos que vemos. Mas quem cresceu vendo TV Globinho, Sábado Animado, Band Kids e pegou a boa fase do Cartoon Network, dificilmente irá parar de ver desenhos.

Muitas pessoas podem achar que eles são feitos apenas para crianças, mas a animação é um gênero do áudio visual e uma forma de contar histórias seja ela qual for.

Vários desenhos antigos, e até hoje, personificam os animais. Várias produções tinham como personagem principal diversos tipos de animais. Eles eram fofos, bonitinhos e com características humanas. Essa fórmula era praticamente infalível e o sucesso era garantido.

Pensando nessa personificação, é de se imaginar que esses personagens morreriam um dia. E assim como nós, os personagens seriam reduzidos à ossos.

Inspiração

Tendo essa ideia como inspiração, o artista Filip Hodas criou uma série chamada "Cartoon Fossils". Nela, o artista imagina como seriam os crânios fossilizados de alguns dos desenhos animados que todos conhecem e amam. Alguns exemplos como, Pateta, Bob Esponja, Piu-Piu além de outros.

O artista que mora em Praga, na República Tcheca, decidiu imitar uma aparência de fóssil humano. A priori, Hodas queria fazer uma coisa mais séria. Mas ele viu que os personagens pediam algumas características mais lúdicas e que seriam facilmente identificáveis.

Então, para fazer suas obras ele usou fundos coloridos de cores sólidas e manteve objetos icônicos dos personagens como chapéus, óculos e outros.

"Inicialmente, eu queria estilizá-los como fósseis de dinossauros criados em um ambiente de museu, mas depois desisti, pois os crânios não pareciam muito reconhecíveis por si próprios, especialmente com partes quebradas ou ausentes. Por isso, optei por uma aparência menos danificada e também adicionei alguns recursos a cada um dos personagens", explicou.

Para a criação das peças, o artista utilizou a combinação de vários programas como Cinema 4D, Zbrush, 3D Coat, Substance Painter e Substance Designer.

Os fósseis dos personagens aparecem com uma data ao lado, que é a data em que eles apareceram, pela primeira vez na televisão, e os seus "nomes científicos". Esses nomes foram uma invenção carinhosa, que dá um toque mais realista às obras. Como por exemplo, Mus minnius, que era uma junção do gênero Mus de mamíferos roedores combinado com o nome do personagem. Mostramos aqui alguns dos trabalhos desse artista. E se você quiser ver mais do trabalho de Hodas, é só ir no Instagram dele.

1 - Pateta

2 - Tio Patinhas

3 - Bob Esponja

 

4 - Popeye

5 - Minnie Mouse

6 - Piu-piu

 


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest