• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


As 10 criaturas mais incríveis da mitologia grega

POR Eduardo Coelho    EM Mundo Animal      25/08/15 às 19h27

A mitologia grega é composta por um imenso arsenal de histórias em que os homens, deuses e heróis eram frequentemente confrontados com desafios de matar ou domar algum monstro mitológico.

E para mostrar as características estranhas destas criaturas, muitas vezes eles realizaram pinturas e esculturas que nos dão uma ideia da imaginação do que os antigos devem ter tido para conceber tais concepções sobre esses seres e o que eles representaram para a cultura grega.

Hoje vamos ver juntos o que pode ser considerado como algumas das 10 criaturas da mitologia grega mais famosas ou lendárias. Achamos que vocês vão curtir bastante. Confira conosco logo abaixo esse levantamento que é literalmente mitológico.

10. Scylla

SCYLLA

Scylla era o monstro que vivia do lado da Calábria, no canal estreito de Messina, em frente ao Caríbdis. Inicialmente ninfa, foi transformado em um monstro pela feiticeira Circe, com ciúmes do amor que Zeus tinha por ela. Homero na Odisséia a descreve como uma figura feminina até a doca, mas com 6 cabeças de cães monstruosos ao invés de pernas.

9. Leão de Neméia

tumblr_mavn21JRAZ1rrpvcmo1_1280

Este poderoso leão vivia em torno da região de Neméia, semeando o terror entre os seus cidadãos. Ele possuía uma pele invulnerável a armas humanas e garras que poderiam perfurar qualquer armadura. Foi derrotado por Hércules (Nome mais popular e difundido pela mitologia romana, já que pela grega é Héracles), em um de seus 12 trabalhos, através de estrangulamento.

8. As Harpias

1

Criaturas com o corpo de um pássaro grande e rosto de mulher,  as harpias, queriam dizer "sequestro". Zeus usou as para punir o rei e adivinho Phineus, que depois de ser cegado foi confinado em uma ilha onde elas dominavam. Elas eram consideradas irmãs de Íris, filhas de Taumante e Electra.

7. Sirenes

John_William_Waterhouse_-_Ulysses_and_the_Sirens_(1891)

Embora muitos relacionem as sirenes às sereias, elas eram representadas por mulheres com cabeças de humanas e rosto de aves, similarmente às harpias. Só que elas seduziam os marinheiros com seus graciosos cantos, para depois eventualmente assassiná-los.

6.Grifos

Grifos (2)

Esta criatura lendária tem o corpo, cauda e patas traseiras de um leão e as asas, a cabeça e as pernas dianteiras de uma águia. Na cultura grega são considerados companheiros e servos do Deus Apolo, nos mitos são de fato, colocados para defender o tesouro do Deus.

5. Quimera

Quimera_helada_3

Feito de partes de animais diferentes, ao longo do tempo as descrições desta criatura mitológica mudou, de acordo com alguns tinham corpo e cabeça de leão, ou uma cabeça de cabra na parte traseira e uma serpente na cauda. De acordo com outros relatos, ele só tinha uma cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de dragão ou de uma serpente.

Enfim, ambos concordam, nas descrições que a quimera eram capazes de respirar fogo nas ventas e bufá-lo, enquanto a cabeça colocada na cauda tinha uma picada venenosa. Hoje, o termo é usado para descrever muitos animais míticos, com diferentes partes do corpo contendo diversos animais.

4. Cerberus

Cerberus

Os gregos tinham realmente paixão por seres com várias partes de animais, né?  Neste caso, um cão de três cabeças gigantes, com uma cauda de serpente, garras de leão e uma juba de cobras venenosas. Cerberus era o vigilante da entrada do sub-mundo de Hades,  e tinha a tarefa de impedir a saída dos mortos e a entrada de quem não deveria. Foi derrotado no último dos doze trabalhos do famoso filho de Zeus.

3. A Hidra de Lerna

3359

E esse é outro monstro que foi derrotado por Hércules/Héracles, em seus Doze árduos trabalhos.  Neste caso a serpente icônica, com nove cabeças, descrita como venenosa, de modo que apenas o vento ao qual ela respirava, era capaz de matar o ser humano. Até mesmo as suas pegadas eram venenosas, além do seu rastro. Outra característica distintiva é a sua capacidade regenerativa, que o semi-deus foi lá resolveu pulverizando, literalmente, com fogo, as feridas que fazia em cada uma das cabeças arrancadas, para que elas não se regenerassem.

2. Pégasus, o cavalo alado

6916524-pegasus-horse

Uma das criaturas mitológicas mais populares de todos os tempos, é descrita como um cavalo alado branco. Que foi utilizado pela primeira vez por Zeus para transportar o relâmpago ao Olimpo. Uma característica de particular importância que lhe é atribuída é a oportunidade para trazer fontes de água quando seus cascos tocam o chão. Incrivelmente lindo!

1. Minotauro

minotaur-art-wallpaper

O Minotauro era uma criatura com a cabeça de um touro e o corpo de um homem. Na mitologia grega, foi o filho de um touro concebido pela esposa de Minos, rei de Creta. Foi preso no labirinto de Knossos pelo tribunal Daedalus, por conta de sua natureza animal e seu hábito de devorar carne humana. Foi comumente usado para punir as cidades submissas à Atenas, que eram obrigadas a enviar a cada ano 7 meninos e 7 meninas para alimentar o monstro. O Minotauro foi morto por Teseu, filho do rei ateniense, que foi ofertado como um desses 7 garotos, enviados para Creta para morrer.

E vocês queridos leitores? Sugeririam algum outro ser lendário dessa cultura que definitivamente serviu de molde para os costumes ocidentais?

Próxima Matéria
Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+