• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


As 13 almas do Edifício Joelma

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      25/09/19 às 17h40

Recentemente, falamos aqui sobre alguns lugares mais bizarros e assombrados do Brasil. Embora o Edifício Joelma não faça parte dessa lista, ele está envolvo em vários acontecimentos sobrenaturais. Não é por acaso, que ele é considerado um dos lugares mais mal assombrados da capital paulista. Isso porque, há 45 anos atrás, algo terrível aconteceu naquele prédio e, desde então, o local é visto como aterrorizante. Um incêndio acabou matando várias pessoas e transformando o lugar em um lenda de terror.

Mesmo depois de todo esse tempo, de passar por uma reforma e de ter o seu nome mudado, o velho Edifício Joelma ainda carrega os vestígios da tragédia, que matou quase 200 pessoas e deixou várias outras feridas, em 1974. Mas o que mais assombra o lugar mesmo não é isso. E sim a história de As Treze Almas do Edifício Joelma. Até hoje, pessoas que visitam o lugar afirmam escutar gritos, vindos dos túmulos, onde treze pessoas foram enterradas depois do incêndio. Se você gosta de histórias de terror, se prepare porque essa é uma daquelas que colocam medo mesmo.

O edifício

O Edifício Joelma ganhou outro nome e hoje, se chama Praça da Bandeira. Inaugurado em 1971, pelo Banco Crefisul, uma empresa de investimentos, o Edifício Joelma se tornou um dos principais prédios da cidade. Mas a sua história mudaria para sempre no dia 1° de fevereiro de 1974. Um curto-circuito, em um ar condicionado, causou um enorme incêndio que tornou o Edifício Joelma internacionalmente conhecido. O incêndio acabou matando um total de 191 pessoas e ferindo mais de 300, que estavam no local no momento em que o fogo se espalhou pelas instalações do prédio.

Depois disso, o prédio foi restaurado e ganhou um novo nome. Porém, nem isso foi capaz de apagar a tragédia que aconteceu ali. E mais do que isso, desde então, surgiram vários rumores sobre o passado do terreno onde construíram o prédio. Alguns dizem até que o local teria sido um pelourinho no passado. Um lugar onde teria acontecido inúmeras execuções de escravos e criminosos.

Se isso já não fosse perturbador o bastante, outro caso, igualmente horrível, aconteceu no mesmo lugar. Em 1948, um professor assassinou a própria mãe e as duas irmãs. Posteriormente, ele jogou os corpos em um poço próximo ao local, onde construíram o edifício. Depois disso, o homem se suicidou e os assassinatos ficaram conhecidos como os Crimes do Poço.

E, até hoje, a áurea amaldiçoada do prédio ainda resiste. Tanto que várias histórias, contadas por pessoas que visitaram o local, fizeram com que ele ficasse conhecido, principalmente, pelos seus eventos sobrenaturais.

As treze almas

Entre as várias histórias que envolvem o prédio, uma que ficou muito conhecida de todos é a das "As Treze Almas". Isso porque, na época do incêndio, foram encontrados no elevador do edifício, treze corpos, que estavam aparentemente tentando fugir do fogo. Todos os corpos carbonizados foram enterrados juntos, em um cemitério próximo ao prédio.

Um tempo depois do sepultamento dos corpos, um zelador e vários visitantes do local afirmaram ter ouvido gritos vindos dos túmulos. Segundo eles, a solução encontrada foi jogar água nas covas, com o intuito de apagar o fogo em que eles morreram.

Desde a tragédia, o cemitério da região atrai várias pessoas, que se dizem devotas das tais almas atormentadas. Para essas pessoas, os mortos já deram várias graças aos vivos. É comum também que, quem visite o local, deixe copos de água, em cima de cada sepultura.

Almas, gritos, vozes, ruídos, e vários outros fenômenos sobrenaturais fazem parte do famoso Edifício Joelma. Se são verdadeiros ou apenas histórias não tem como dizer com certeza. Mas uma coisa é fato, o local ainda atrai muitos curiosos que vão até lá apenas para saciar a sua curiosidade.

E você, já conhecia a história do Edifício Joelma? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+