• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


As 5 aranhas mais perigosas do mundo

POR Lucas Franco    EM Mundo Animal      21/10/15 às 17h45

Aranhas estão por toda parte - em casa, nos carros e até mesmo em nossas camas. Dependendo de quem você perguntar, existem cerca de 30.000-40.000 espécies de aranhas espalhadas pelo mundo. A grande maioria é inofensiva aos seres humanos, mas há um punhado delas que são prejudiciais, podendo até ser letais.

Tendo em mente que existem aranhas que podem matar, você sabe quais são as mais perigosas do mundo? Aqui você vai ver alguns exemplos que podem gelar sua espinha. O motivo varia: algumas estão na lista por ter um veneno potente, outras porque são muito agressivas e preferem ficar e atacar ao invés de fugir. Temos exemplos grandes e pequenos, do tipo que parece inofensivo até versões terríveis e assustadoras: uma grande variedade de aranhas que exige extremo cuidado ao lidar com elas.

5 - Aranha Rato

1

Esta aranha recebe seu nome não porque se parece com um rato, mas porque inicialmente se acreditava que ela era capaz de cavar tocas, como o roedor. Como muitas criaturas monstruosas, a Aranha Rato é predominantemente encontrada na Austrália, mas também vive em algumas regiões da América do Sul. Se você for picada por uma dessas, procure imediatamente por atendimento médico, pois elas foram classificadas como sendo muito perigosas para os humanos. Mordidas podem causar doenças graves e os sintomas podem ser extremamente dolorosos.

4 - Reclusa Chilena

2

Originalmente uma aranha sul-americana, a Reclusa Chilena se espalhou e agora pode ser encontrada na América do Norte, na Europa e, claro, na Austrália. Ela é considerada a mais mortal de todas as aranhas do tipo reclusa. Como sua prima norte-americana, a reclusa marrom, a chilena prefere áreas não perturbadas, como galpões e celeiros. Dito isto, elas frequentemente entram em contato acidental com o corpo humano. A mordida da espécie é dolorosa - alguns a comparam com uma queimadura de cigarro. Uma em cada dez pessoas morre de sua mordida, mas a maioria "só" sofre uma dor severa e, ocasionavelmente, alguma forma de necrose que pode levar meses para cicatrizar.

3 - Aranha da Areia

3

Este aracnídeo em particular pode medir até cinco centímetros e vive, como você pode imaginar, em desertos e regiões arenosas da África. Como um camelo, esta aranha pode viver muito tempo sem refeição ou água - até um ano. Ela se enterra na areia - algo divertido de assistir - e espera pacientemente pela presa. Quando ele entra em contato com os seres humanos, sua mordida pode ser especialmente ruim. Isso ocorre porque o veneno da aranha da areia é uma toxina poderosa que dilui o sangue, destrói o tecido e faz com que os vasos sanguíneos se rompam. Tudo isto soa ainda pior, já que não existe nenhum antídoto.

2 - Aranha Funil de Sydney

4

Você não deve estar surpreso - mais uma aranha australiana perigosa para a lista. A Aranha Funil de Sydney pode ser encontrada num raio de 100km ao redor da cidade de (adivinha) Sydney, na Austrália. Ela pode medir até cinco centímetros, sem contar as pernas. Normalmente, a aranha vive em árvores, tocos e sob as rochas. Chuvas fortes podem forçá-la a mudar de local, o que a leva ao contato com seres humanos. A Aranha Funil de Sydney não é agressiva - exceto quando é ameaçada. A aranha morde repetidas vezes e o veneno do macho é extremamente potente. Os sintomas incluem sudorese, náuseas, vômitos, dor, hipotensão e insuficiência respiratória.

1 - Armadeira

5

E a aranha mais venenosa do mundo (surpresa) é brasileira. Localizada nas regiões tropicais da América Central e do Sul, a Armadeira pode chegar a quinze centímetros de tamanho. Quando ameaçada, esta aranha eleva suas perninhas da frente e mostra as presas, ameaçadora. Enquanto muitas aranhas só atacam quando se sentem ameaçadas, a armadeira ataca qualquer coisa que se aproxime. Além de ter uma mordida muito dolorosa, os sintomas incluem inchaço, náuseas, vômitos, convulsões, cãibras, hipotermia e sudorese. Em casos graves, foram observados perda do controle muscular, paralisia e asfixia. Curiosamente, esta mordida também pode casuar ereções duradouras nos homens, levando os pesquisadores a estudar o veneno da Armadeira em busca de uma cura para a disfunção erétil.

Próxima Matéria
Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+