icone menu logo logo-fatos-historicos.png


As 7 maiores armas dos nazistas na Segunda Guerra Mundial

POR Lucas Curado EM História 23/10/17 às 11h25

capa do post As 7 maiores armas dos nazistas na Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial é um tema muito falado até hoje pois foi um momento histórico que marcou profundamente a humanidade. O nacional-socialismo matou milhares de pessoas e quase construiu um império global fundamentado no ódio e na violência. Até hoje ainda existem movimentos de extrema-direita engajados nos ideais nacionalistas de Hitler. Ainda há diversas cicatrizes que ainda sangram na modernidade, especialmente para certas culturas.

Como a Alemanha conseguiu criar tal máquina de guerra? Com uma combinação de táticas e um maquinário de guerra aterrador! Fatos Desconhecidos fez uma lista com as 7 maiores armas e projetos de guerra nazistas. Vamos lá.

1 - Me-262

O Me-262 foi o primeiro caça operacional do mundo e só entrou em ação no final de 1944. Esse avião alcançava até 900 km/h e possuía um design que seria fundamental para outros modelos futuros. Essa arma aérea nunca foi produzida em larga escala, tendo seu projeto atrasado. Uma coisa é certa: se alguns desses tivessem voado na hora certa (ou melhor, errada) teria sido decisivo para a Alemanha nazista.

2 - O Panzerkampwagen VI

Apesar dos primeiros tanques de guerra terem sido inventados pelos britânicos, a SS e a Wehrmacht aprimoraram essa máquina de guerra ao ponto de ser um divisor de águas para os nazi-fascistas. O Panzerkampwagen VI ou Tanque Tigre, diferente dos outros tanques nazistas, era focado não tanto em mobilidade, mas sim em poder de fogo e proteção. O tanque tigre era um brutamontes lento que fazia um grande estrago nas linhas inimigas.

3 - MG-42

Em 1937 o exército alemão deu a tarefa para três empresas distintas construírem o aprimoramento da MG-34 (metralhadora que era usada anteriormente) . O resultado desse projeto foi a MG-42 criada pela Grossfuss AG. A estréia da metralhadora foi em maio de 1942 em uma campanha no norte da África, em Ganzala, e desde então, a MG-42 causou medo nas linhas inimigas. Sua fama se espalhou e ela ganhou diversos apelidos; na Russia foi chamada de "estripador de Linoleum", na Alemanha "A serra de Hitler" e aqui no Brasil ficou conhecida como... "Lurdinha".

4 - Sturmgewehr 44 ou SGT 44

Esse rifle é considerado o pai dos rifles de assalto. Felizmente, os nazistas já estavam sofrendo inúmeras derrotas, que resultaram no fim da guerra em 1945, o que levou essa arma a não ser utilizada. Esse rifle inspirou o desenvolvimento de diversos outros rifles, inclusive a famosa AK-47, e poderia ter sido outro divisor de águas da guerra.

5 - Schwerer Gustav

Esse "rapaizinho" foi desenvolvido para destruir qualquer fortificação da época. Basicamente, era um canhão enorme que se movia por trilhos. O Schwerer Gustav foi criado na década de 30 e eram necessários 250 homens para opera-lo.  Ele não chegou a ser usado, mesmo porque  era tão grande e pesado que perdia no quesito praticidade, sendo um alvo fácil para bombardeios.

6 - O Rato

O Rato ou Landkreuzer P. 1000 foi um super tanque idealizado por Hitler (e sua mania de grandeza) que era basicamente um gigante feito de armas de fogo e terror. Esse tanque chegaria a pesar 1000 toneladas (comparado com as 100 toneladas dos tanques normais) e ter 35 metros de largura por 15 de altura. Realmente uma monstruosidade. Quando o seu processo de produção iria começar o alto comando cancelou o projeto.

7 - Ideologia

Independente de quantas armas se coloque em um tanque, a maior arma nazista foi sua ideologia. Por causa do fanatismo nazi-fascista, uma nação inteira se mobilizou para lutar. Uma nação inteira compactuou com diversas atrocidades e injustiças. Atrocidades não só como o holocausto, mas algo mais simples, como entregar amigos e vizinhos, que iam contra o ideal Nacional-Socialista, mesmo sabendo que eles nunca mais voltariam para suas famílias.

Independente da arma que se construa, a ideologia sempre será a artilharia mais perigosas nas mãos das pessoas erradas. E aí curtiu a matéria? Deixe seu comentário aí embaixo.


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest