• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


As cartas enviadas por Gandhi a Adolf Hitler

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      21/05/19 às 18h44

Maohandas Karamchand Gandhi, conhecido popularmente como Mahatma Gandhi, foi um dos principais ativistas da não-violência. Hoje, o seu nome, que significa "grande alma", está sempre relacionado à luta pela paz. Nascido na Índia, Gandhi foi o idealizador e fundador do Estado indiano. Além de ser o maior defensor da desobediência civil como forma de revolução.

Hitler, como todos sabem, tinha uma ideologia bastante oposta a de Gandhi. Adolf Hitler foi o líder do Partido Nazista na Alemanha, e principal instigador da Segunda Guerra Mundial na Europa. Além de ser visto como a figura central do Holocausto, que levou à morte de milhares de judeus.

Enquanto um tinha uma filosofia de vida baseada na não-violência, o outro não media esforços para alcançar os seus objetivos. Mesmo quando isso custasse a vida de milhares de pessoas. Talvez por esse motivo, o líder indiano tenha tentado evitar a Segunda Guerra Mundial quando enviou duas cartas para o líder nazista.

A carta

Segundo o site MKGandhi.org, Gandhi enviou duas cartas para Hitler, sendo a primeira delas escrita em julho de 1939. Na carta em formato de nota, Gandhi afirma que Hitler era o único homem no mundo com poder de evitar a grande guerra. Confira a sua tradução:

"Querido amigo,

Amigos têm me pedido para escrever para você em prol da humanidade. Mas resisti ao pedido deles, por causa do sentimento de que qualquer carta minha seria uma impertinência. Algo me diz que não devo calcular e que devo fazer meu apelo por qualquer coisa que valha a pena.

Está bem claro que você é hoje a única pessoa no mundo que pode impedir uma guerra que pode reduzir a humanidade a um estado selvagem. Você deve pagar esse preço por um objeto por mais digno que possa parecer para você? Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente evitou o método de guerra não sem considerável sucesso? De qualquer forma, eu antecipo seu perdão, se eu tiver errado em escrever para você.

Eu permaneço,
seu sincero amigo,
MK Gandhi"

Um mês depois do apelo de Gandhi, a Alemanha Nazista assinou um pacto de não-agressão com a União Soviética, no dia 23 de agosto de 1939. Mas como todo mundo sabe, o acordo não surtiu o efeito esperado. A grande guerra não foi evitada pela singela carta do líder indiano.

Depois de assinar o acordo, a Alemanha não demorou muito e violou o Acordo de Munique, ocupando a Boêmia e a Morávia. Até que, no dia 1° de setembro, apenas duas semanas após o acordo com os soviéticos, a Alemanha invadiu a Polônia. Foi quando a Grã-Bretanha e a França se sentiram ameaçadas e declararam guerra ao país governado por Hitler, marcando assim o início da Segunda Guerra Mundial.

Segunda carta

Não intimidado pela guerra instaurada por Hitler, Gandhi o escreveu pela segunda vez.

"Querido amigo,

Que eu me dirijo a você como amigo não apenas por formalidade. Eu não tenho inimigos. Meu negócio na vida tem sido nos últimos 33 anos para alistar a amizade de toda a humanidade, fazendo amizade com a humanidade, independentemente de raça, cor ou credo.

Durante esta época, quando os corações dos povos da Europa anseiam pela paz, suspendemos até a nossa própria luta pacífica. É pedir demais que você faça um esforço pela paz durante um tempo que pode não significar nada para você pessoalmente, mas que deve significar muito para os milhões de europeus cujo grito mudo pela paz eu ouço? Eu pretendia dirigir um apelo conjunto a você e ao senhor Mussolini, a quem tive o privilégio de conhecer quando estive em Roma, durante minha visita à Inglaterra, como delegado da Mesa Redonda. Espero que ele leve isso como se dirigisse a ele também com as mudanças necessárias".

E você, o que achou dessas cartas? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+