icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


As fotos secretas das missões Apollo até a Lua finalmente foram reveladas

POR Rafael Miranda EM Mundo Afora 08/10/15 às 14h03

capa do post As fotos secretas das missões Apollo até a Lua finalmente foram reveladas

O programa Apollo foi o terceiro programa dos Estados Unidos que tinha como objetivo voos espaciais tripulados. O programa foi realizado pela Aeronautics and Space Administration Nacional (NASA), que realizou o desembarque dos primeiros seres humanos na Lua, de 1969 a 1972.

O projeto foi orquestrado durante a presidência de Eisenhower. O Apollo se tornou prioridade do presidente John F. Kennedy e colocar um homem na Lua e faze-lo retornar com segurança à Terra se tornou uma meta nacional nos EUA da década de 60. O Projeto Mercury (que apoiou o programa Apollo) foi seguido pelo Projeto Gemini (1962-1966). O primeiro vôo tripulado da Apollo foi em 1968.

O objetivo de Kennedy foi realizado na missão da Apollo 11 quando os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pousaram seu módulo lunar (LM) em 20 de julho de 1969, e caminharam sobre a superfície lunar, enquanto Michael Collins permaneceu em órbita lunar no Módulo de Serviço de Comando (CSM). Todos os três pousaram em segurança na Terra em 24 de julho. Cinco missões Apollo subsequentes também desembarcaram astronautas na Lua, sendo a última em dezembro de 1972. Nestes seis vôos espaciais, doze homens andaram na Lua.

O programa Apollo durou entre 1961-1972 e foi apoiado por outros programas espaciais similares que estavam acontecendo simultaneamente em 1962 a 1966. As missões Gemini desenvolveram algumas das técnicas de viagem espacial que eram necessárias para o sucesso das missões Apollo.

Os veículos da Apollo também foram utilizados para um Programa de Aplicações Apollo, que consistiu em um laboratório espacial, uma estação espacial que apoiou três missões tripuladas em 1973-74 e o Apollo-Soyuz, uma missão conjunta na órbita da Terra entre EUA e União Soviética em 1975.

O programa Apollo conseguiu alcançar sua meta de aterrissagem lunar tripulada, apesar da grande polêmica sobre o programa em 1967. A cabine do Apollo 1 pegou fogo e matou toda a tripulação durante um pré-lançamento. Os cortes no orçamento forçaram o cancelamento de muitos projetos dentro pro programa Apollo.

Cinco das seis missões tiveram aterrisagens bem sucedidas, mas a Apollo 13 foi impedida por uma explosão de um tanque de oxigênio enquanto ia para a Lua. A tripulação voltou à Terra com segurança usando o módulo lunar como um "salva-vidas".

Esse programa foi responsável por grandes marcos nos voos espaciais tripulados. A Apollo 8 foi a primeira nave espacial tripulada a orbitar em um outro corpo celeste. A Apollo 17 marcou a última missão do programa, o sexto pouso na Lua e a nona missão tripulada além da órbita da Terra. O programa trouxe 382 kg de rochas lunares para a Terra e contribuiu grandemente para a compreensão da composição da Lua e da sua história geológica.

O programa lançou as bases para a capacidade atual de voos espaciais tripulados da NASA, e financiou a construção do Centro Espacial Johnson e Kennedy. O Apollo também estimulou avanços em muitas áreas da tecnologia para foguetes e vôos espaciais tripulado. O programa também ajudou no desenvolvimento de tecnologias para aviões, telecomunicações e computadores. A NASA mantinha em segredo diversas fotos incríveis sobre a exploração do espaço e da Lua pelo programa Apollo. Entretanto, elas finalmente foram reveladas. Confira:

A NASA produziu mais de 10.000 fotos do programa. Você pode ver todas no Flickr do Projeto Apollo feito pelo órgão.

Fonte: Projeto Apollo


Próxima Matéria
avatar Rafael Miranda
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest