icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


As imagens inéditas do Titanic 14 anos após a última visita realizada

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      23/08/19 às 13h40
capa do post As imagens inéditas do Titanic 14 anos após a última visita realizada

Essa é a primeira vez em quase 14 anos, que o RMS Titanic é visitado por seres humanos. Dessa vez, uma equipe internacional de exploradores de águas profundas retornou ao local do naufrágio para conferir o seu estado atual. E as imagens surpreendentes mostram a decadência do lendário navio que afundou em 1912, depois de colidir com um iceberg.

No meio do Oceano Atlântico, a uma profundidade de cerca de 12.500 pés eles encontraram os restos do Titanic. A equipe precisou fazer cinco mergulhos submersíveis para documentar as reais condições do naufrágio. Os maiores danos a estrutura do navio foram vistos no lado direito do arco. "O Titanic está voltando à natureza", disse Parks Stephenson. Ele foi um dos exploradores da nova expedição que examinou a deterioração do navio. As imagens registradas pela equipe farão parte de um documentário da Atlantic Productions, do Reino Unido. Confira a seguir como está atualmente um dos maiores e mais lendários navios de todos os tempos.

O Titanic

O Titanic colidiu com um gigantesco iceberg na noite de 14 de abril de 1912. Com a colisão, o casco do navio ficou danificado e a estrutura toda afundou a cerca de 370 milhas ao largo da costa de Newfoundland, no Canadá. Aquela era a viagem inaugural do navio apelidado de "inafundável" e maior da sua época. O navio saiu de Southampton, no Reino Unido, com destino a Nova York. Apenas 73 anos depois do trágico acidente, em setembro de 1985, que o naufrágio foi encontrado.

Agora, 14 anos depois da última visita aos restos do navio afundando, uma equipe de exploradores de águas profundas retornou ao local para averiguar o real estado do naufrágio. E o que eles encontraram lá não foi muito animador. As imagens mostram a decadência de um dos mais lendários navios da história.

"A banheira do capitão é uma imagem favorita entre os entusiastas do Titanic, e está completamente destruída", disse Stephenson, chamando a descoberta de chocante. "Aquela casa toda do convés do lado direito está em colapso, levando consigo as salas de estado. E essa deterioração vai continuar avançando".

Deterioração do navio

Para Clare Fitzsimmons, cientista de expedição, a enorme diversidade de vida no fundo do Oceano Atlântico é uma das principais razões pelo qual o navio está decaindo. "Há micróbios no naufrágio que estão corroendo o ferro do próprio naufrágio, criando estruturas 'rústicas', que é uma forma muito mais fraca do metal", disse ela.

Em comunicado oficial, a Atlantic Productions deu maiores detalhes sobre a expedição ao naufrágio. "Seguindo os protocolos legais estabelecidos nos EUA e sob a observação de um representante da NOAA, a equipe de especialistas e cientistas examinou os restos do navio, capturando pela primeira vez gravações nativas extraordinárias em 4K usando câmeras especialmente adaptadas para capturar o naufrágio de uma forma como nunca foi vista antes".

"O naufrágio em si é a única testemunha que temos agora do desastre do Titanic", disse Robert Blyth, do National Maritime Museum. "Então, eu acho que é importante usar o naufrágio, enquanto o naufrágio ainda tem algo a dizer."

E você, o que achou dessas imagens? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
Via   Forbes     New York Post  
Imagens Forbes
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest