icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


As últimas obras de arte de 10 artistas famosos

POR Júlia Marreto EM Entretenimento 13/12/16 às 16h03

capa do post As últimas obras de arte de 10 artistas famosos

A vida de um artista, nem sempre é fácil. Na verdade, na maioria das vezes não o é. Não apenas pelos problemas financeiros e sociais, mas principalmente pelos problemas internos. Pela sensibilidade incompreendida. E essa não é a primeira vez que nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos falamos sobre arte, caso você não tenha visto ou queria (re)lembrar, veja algumas delas: Como seriam 10 obras de arte se adaptadas para o século XXI?; 7 obras de arte caríssimas encontradas por acaso; 9 imagens surpreendentes descobertas debaixo de pinturas famosas; 20 imagens que retratam bem a perfeição da arte urbana.

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nossa redação, pensando nas dificuldades da vida de um artista e o quanto sua última obra pode representar sua vida, selecionamos essa listinha com As últimas obras de arte de 10 artistas famosos. A imagem em destaque é uma foto do artista estadunidense Basquiat, que morreu aos 27 anos, por conta de uma overdose de heroína, em 1988.

1 - Study of a bull, de Francis Bacon

Estudo de um touro, essa obra foi concluída em 1991, poucos meses antes do artista morrer por complicações decorridas de sua asma crônica. O quadro passou muito tempo em uma coleção particular em Londres (Inglaterra), a pintura nunca fora vista publicamente, até ter sido descoberta por um historiador de arte chamado Martin Harrison.

2 - A bar at Folies-Bergère, de Édouard Manet

Um bar no Folies-Bergère. Essa obra de 1882, foi a última do pintor francês. Manet foi um dos primeiros artistas do século 19 a pintar a vida moderna, utilizando uma figura central na transição do realismo ao impressionismo. O artista morreu no ano seguinte, 1883, devido a complicações depois de ter seu pé amputado por conta de uma gangrena.

3 - Viva La Vida, Melancias, de Frida Kahlo

Foi o último trabalho da artista mexicana. Ela o concluiu apenas 8 dias antes de morrer, no dia 13 de julho de 1954, aos 47 anos. A melancia é o símbolo dos Dia de los Muertos, no México.

4 - The Bride, de Gustav Klimt

A noiva. Essa pintura de 1918, nunca foi terminada, e mesmo assim nos dá uma fascinante visão tanto sobre as técnicas do artista como seus desejos internos. A pintura retrata mulheres nuas, pois Klimt não teve tempo de vesti-las. Mas, o fato de tê-las pintado primeiramente nuas, revela sua obsessão sexual contraída.

5 - Tree Roots, de Vincent Van Gogh

Raízes da árvore. Existem algumas controvérsias, pois, alguns dizem que o último trabalho de Van Gogh foi Campo de Trigo com Corvos (1890), provavelmente porque o cenário ameaçador era, de fato, o lugar que ele escolheu para suicidar. Porém, a probabilidade de Raízes de Árvores (1890) ter sido seu último trabalho é muito grande. Foi pintado em Auvers-sur-Oise, França, logo depois de ter deixado um asilo em Saint-Rémy.

6 - The Swallow's Tail, de Salvador Dalí

Cauda de Andorinha. Sua última pintura foi completada na primavera de 1983. Foi a última de uma série de pinturas baseadas na Teoria da Catástrofe, trabalho originado por René Thom, na década de 1960. Essa teoria é uma marca da matemática, que estuda como pequenas mudanças podem levar a grandes mudanças. Dalí morreu em 1989, aos 84 anos.

7 - Last Self-Portrait, de Pablo Picasso

O último auto retrato. Finalizado em 1972, menos de um ano antes de sua morte. Picasso trabalhou até o último dia de vida, aos 91 anos, pintando até às 3h de um domingo, 8 de abril, apenas algumas horas antes de falecer.

8 - Unfinished Painting, de Keith Haring

Pintura Interminada. Keith Allen Haring, foi um artista americano e ativista social. Seu trabalho expressa conceitos de nascimento, morte, sexualidade e guerra. Por vezes, seu trabalho foi político e seu estilo é altamente distintivo. Um de seus últimos trabalhos foi concluído pouco antes de sua morte, ocasionada por complicações relacionadas a AIDS, em 1990. A pintura serve como uma declaração comovente sobre uma vida interrompida, aos 31 anos.

9 - Riding With Death, de Jean-Michel Basquiat

Montando com a morte. Finalizado em 1988, o trabalho mórbido dessa pintura, certamente, evoca a sensação de fim. O artista terminou essa obra pouco tempo antes de causar sua própria morte, por overdose de heroína, no mesmo ano, aos 27 anos.

10 - Water Lilies Murals, de Claude Monet

Murais de Lírios de Água. Por conta dos problemas com a catarata, os trabalhos de Monet passaram de brilhantes a borrões marrons e vermelhos. Em carta aos amigos, ele escreveu que as cores estavam ficando sem graça, e era difícil distingui-las, precisando rotular os tubos de tinta. Monet especificou que, quando morresse, queria ser enterrado como um homem local, "Acima de tudo, lembre-se que não quero nem flores nem coroas. Essas são honras vãs. Seria um sacrilégio saquear as flores do meu jardim para uma ocasião como essa." O quadro foi finalizado em 1926.

Então pessoal, o que acharam dessas obras de arte? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest