• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Asherah, a suposta esposa de Deus que a história esqueceu

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      18/10/19 às 13h40

Você já parou para pensar que Deus poderia ter uma esposa e que ela também seria uma divindade? Não, até porque a maioria dessas religiões são embasadas na ideia do patriarcado. Porém, arqueólogos bíblicos acreditam que uma grande quantidade de figuras femininas antigas possam representar uma deusa judaico-cristã, chamada Asherah, que seria a esposa de Deus.

Isso mesmo, essa descoberta vem para mudar a nossa visão das religiões. Isso porque a tal divindade em questão compartilha um altar com o próprio Deus. Isso significa então que 2 mil anos de ortodoxia estão em disputa. Então, se de fato a religião israelita primitiva, a qual originou as tradições monoteístas do judaico-cristianismo, incluía a adoração de uma deusa chamada Asherah, o que isso representaria na nossa leitura do cânon bíblico e das suas tradições? E essa deusa, seria realmente a esposa de Deus? Essas são questões bastante complexas, ainda mais se tratando de Deus, mas os estudiosos bíblicos não podem negar a existência de Asherah.

Asherah, esposa de Deus?

Na terra histórica conhecida como o Levante, local que corresponde ao que hoje é Israel, Líbano e Síria, foi encontrada uma riqueza de informações sobre as épocas fundamentais da história da humanidade.

Entre as várias descobertas feitas no local, uma grande quantidade de figuras femininas de aproximadamente 1000 a.C a 600 a.C, pode representar a esposa do deus hebreu primitivo.

As várias esculturas de argila, de forma aproximadamente cônica, retratam uma mulher com as mãos em concha nos seios. O curioso é que as figuras quase sempre são encontradas quebradas e em locais de desuso. Ninguém sabe ao certo dizer qual o propósito dessas imagens e se elas foram realmente destruídas e por qual motivo.

Elas poderia ter sido qualquer coisa, desde objetos de decoração até brinquedos infantis. Mas uma teoria sugere que elas representam algumas da imagens que mais incomodam os profetas. A de que ela seria igual ao Deus de todos os deuses, sua esposa e rainha consorte, Asherah.

O fato é que não há dúvidas de que o judaísmo era monoteísta, isso quando a Bíblia hebraica era considerada completa. Porém, a descoberta da presença de uma divindade feminina é preocupante porque contradiz a narrativa da religião israelita antiga.

Na época dos tempos de Jerusalém, os papéis sacerdotais eram ocupados exclusivamente por homens. Assim como a maior parte da tradição rabínica, onde as mulheres foram excluídas. Com exceção, é claro de Maria, a mãe de Jesus.

Sem contar o Antigo Testamento, que registra uma sucessão de patriarcas históricos e uma liderança política predominantemente masculina. Então, a ideia de um culto generalizado de Asherah sugere que essas religiões nem sempre foram patriarcais.

Quem ou o que era Asherah?

A palavra "Asherah" aparece na Bíblia Hebraica ao menos 40 vezes em diversos contextos. No entanto, a natureza dos textos antigos sugere que o uso da palavra significa literalmente algo como "feliz". Então, fica em aberto a questão se Asherah era um objeto, uma classe de deusa ou o nome da própria Deusa Asherah.

Em algumas traduções, Asherah era considerado uma árvore um ou bosque. Essa denominação sugere uma variedade de associações, tais como as árvores que são ligadas à fertilidade, e consideradas um símbolo sagrado que remota a figura de Asherah.

E de fato, quando não era mais comum adorar vários deuses, os seguidores de Asherah usaram um poste ou uma árvore em seu lugar, para adorá-la secretamente. Porém, fazer isso acabou se tornando uma violação da lei religiosa, já que insinuava o politeísmo. Também não se pode descartar a possibilidade do símbolo da deusa ter perdido o seu significado original. E assim tenha passado a ser visto apenas como um objeto sagrado.

Mas a religião israelita se tornou centralizada sob o monoteísmo depois de várias variações regionais. O culto a Asherah acabou se perdendo na história por muito tempo. Mas a ideia de que o Deus dos deuses na possa ter tido uma esposa é bastante interessante.

E você, já tinha ouvido falar sobre Asherah? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Ati  
Imagens Ancient Ati
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+