icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Assim são as nossas lágrimas vistas por um microscópio

POR A redação EM Ciência e Tecnologia 02/03/16 às 17h43

capa do post Assim são as nossas lágrimas vistas por um microscópio

O fluído lacrimal, ou melhor, a lágrima, é um líquido composto por água, sais minerais, proteínas e gordura, que são produzidas pelas glândulas lacrimais das pálpebras superiores do nosso olho, e geralmente serve para lubrificar e limpar o olho humano, mas também é produzido em grandes quantidades quando alguém chora.

O nosso choro pode até não parecer tão interessantes assim, mas dentro daquelas gotas que escorrem quando ficamos emocionados existem sim coisas muito interessantes. Isso quem comprovou foi Maurice Mikkers, um grande fotógrafo holandês com um fundo na ciência médica, criou uma série fotográfica sobre uma série de lágrimas de situações diferentes, a série se chama "The Ima ginarium of Tears", e o resultado ficou incrível.

Maurice Mikkers teve a ideia depois de uma grande curiosidade científica. Em um Blog, Mikkers postou que a ciência diz que todo choro tem uma espécie de viscosidade e composição diferente. Todas as lágrimas tem uma variedade de substâncias biológicas, incluindo alguns óleos, anticorpos e até enzimas em suspensão em água salgada.

Existem três tipos de choro: as emocionais que são associadas aos sentimentos de tristeza ou alegria, choro reflexas que se resultam na irritação ocular e o choro basais, que são estão presente nos olhos para hidratar os nossos olhos. Na verdade, Mikkers queria ter a certeza de que as lágrimas tinham diferenças quando olhadas de um microscópio. Ele fez experimentos com amigos, e eles foram obrigados a derramar choro por cortar cebolas, comendo pimenta, lágrimas de tristeza e alegria. Depois de recolher as gotas, ele as colocou em uma lâmina de microscópio e as deixou cristalizar durante alguns minutos.

Mesmo não existindo padrões claros para as lágrimas, ele conseguiu capturar as diferenças entre cada lágrima. A sua conclusão sobre o experimento foi a seguinte: "Então eu acho que é seguro dizer que as diferenças de lágrimas que se vê não estão mostrando diferenças entre as origens de chorar, mas mesmo assim as lágrimas são bonitas de se olhar."

Segue abaixo as imagens de cada lágrima e os motivos pelos quais elas foram derramadas:

1 - Choro depois de descascar cebolas

2 - Choro ao olhar um ídolo

3 - Choro ao comer pimentas

4 - Choro emocional

E ai amigos, o que vocês acharam das fotografias das lágrimas? Comentem aqui pra gente!


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest