• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Assim será o quarto do seu eu no futuro

POR PH Mota    EM Entretenimento      29/09/16 às 14h14

Você já deve ter percebido o quanto as tecnologias avançam de uma maneira tão rápida em nossa rotina. Às vezes, uma inovação muda tanto os nossos hábitos mais comuns que somos quase incapazes de lembrar de costumes que tínhamos antes de se acostumar com elas. Pensando nisso, você já tentou imaginar como serão alguns de nossos hábitos do futuro?

Alguns podem ser bem difíceis de prever, mas segundo alguns especialistas em tecnologias futuristas, é possível prever algumas tecnologias que estarão presentes dentro de nossos quartos, mudando a forma como interagimos com o ambiente ou como dormimos.

Estamos falando de dormir me levitação, móveis e janelas que se adaptam automaticamente às suas necessidades e inteligências artificiais que são capazes de prever seus desejos ou ouvir suas ordens. Confira algumas das previsões feita pelos especialistas.

Camas flutuantes

1

O sono ideal do futuro não vai acontecer sobre um colchão, como hoje em dia. Ao invés de precisar se preocupar com a superfície que cobre sua cama, você irá controlar uma série de jatos de ar que te farão dormir muito mais confortavelmente, sem o atrito com a superfície. De acordo com Thomas Frey, fundador e diretor do DaVinci Institute, especializado em tecnologias do futuro, a firmeza do colchão vai deixar de ser uma preocupação e vai revolucionar o sono e a cama de todos.

Sensores

2

O ambiente do quarto vai estar repleto de chips, placas e sensores para leitura de temperatura, batimentos cardíacos e vários outros sinais vitais. Por meio dos dados vai ser possível calcular padrões de sono e ter o melhor sono possível. Na Universidade de Tennessee, especialistas de sono já estão conseguindo melhorar o desempenho de atletas de futebol americano. No futuro, a expectativa é que qualquer pessoa possa fazer isso com os equipamentos instalados no próprio quarto.

Janelas inteligentes

3

As cortinas em suas janelas vão se tornar uma coisa do passado em breve. Ao invés de usar pedaços de pano ou estruturas como persianas, terá vidros com tecnologia sensível à luz. Dessa forna, as janelas poderão variar entre transparentes ou completamente pretas, conforme o autor futurista Michael Rogers. Como reagirão com a luz do Sol, as janelas ainda poderão ser utilizadas para gerar energia para abastecer a casa.

Iluminação variável

4

Atualmente é comum que os cômodos de nossas casas sejam iluminados por uma única fonte de luz centralizada em uma ou mais lâmpadas no teto. No quarto do futuro, entretanto você poderá contar com paredes e tetos capazes de oferecer iluminação personalizada, se ajustando à hora do dia ou às necessidades do ambiente.

Comunicação

5

Por mais que cada dia as pessoas dependam de seus smartphones para interação e comunicação com o mundo, no futuro a situação pode ser bem diferente. Por meio de headsets que vão combinar fones e lentes, você poderá estar conectado o tempo todo sem depender de um aparelho em sua mão. Segundo Glen Heinstra, do site futurist.com, será possível interagir com ambientes virtuais e de realidade aumentada e se conectar a tecnologias do próprio ambiente, podendo configurar preferências e determinar funções por meio da voz ou do movimento.

Controle total

6

Como tudo na casa estará integrado num mesmo sistema, os comandos de voz e sensores vão te permitir poder controlar tudo ao seu redor. Além da sua opção, o próprio sistema otimizado do quarto poderá sugerir configurações baseado em padrões de horário e sinais vitais que colher durante a sua rotina. Se o controle total não for determinado por você, poderá ser encaminhado para as máquinas, que saberão o melhor momento de mudar a iluminação, colocar som ambiente ou alterar a temperatura dos ambientes.

Espaços automatizados

7

Com o avanço das tecnologias, cada vez mais estamos vivendo com tecnologias que cabem em dispositivos menores, o que acabam também encolhendo os espaços que estamos vivendo. No futuro, a solução será espaços automatizados que podem se mover e alterar o tamanho. "Você vai entrar num quarto certos móveis ou ambientes irão aparecer ou desaparecer de acordo com a necessidade", explica Heinstra. Com essa tecnologia, o mesmo cômodo que é o quarto poderá se transformar numa sala, por exemplo.

Está animado para o quarto do futuro? Qual sua tecnologia favorita dentre as previsões?

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+