icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Asteroide de 5 quilômetros vai passar muito próximo a Terra antes do Natal

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      30/11/17 às 13h47
capa do post Asteroide de 5 quilômetros vai passar muito próximo a Terra antes do Natal

Estamos constantemente à beira de um desastre, seja natural ou criado. O universo tem o seu próprio modo de manter os humanos no seu devido lugar. Mesmo que estejamos frequentemente tentando nos elevar as condições naturais. Para sustentar o poder da natureza, os vulcões, terremotos e furacões compõem uma parcela de culpa na destruição de muitas cidades e povoados. Então, por que não adicionar algo ainda maior para essa lista? Algo do espaço?

Para se juntar a essa lista temos até asteroides. O Natal está se aproximando e o 3200 Phaethon também. A rocha mede cinco quilômetros de diâmetro e deve cruzar com a Terra. Apesar de não termos que nos preocupar com ela, a rocha vai passar muito perto do nosso planeta no dia 16 de dezembro. Afinal, apesar de se acreditar que ele não atingirá nosso solo, os cientistas o classificaram como um "Asteroide Potencialmente Perigoso", quando ele foi descoberto em 1983.

Explicações

De acordo com o diretor interino do Minor Planet Center, Matthew Holman, o termo utilizado para se referir ao asteroide é exagerado. De acordo com ele, é possível que a órbita do asteroide mude a ponto de causar uma colisão com a Terra, mas isso é algo que demoraria centenas ou milhares de anos. Sendo um possível problema no futuro, mas não agora.

Holman afirma que os cientistas acompanham e modelam qualquer rocha com algum tipo de potencial perigoso. Como o caso da 99942 Apophis que gerou um certo medo nas pessoas a uma década. Ele pontua que agências como a NASA são projetadas para se preocupar com esse tipo de coisa. Por isso, caso o asteroide representasse um risco eles soltariam o alerta.

Sobre o asteroide

No momento em que o asteroide for passar pela Terra, ele vai estar a pouco menos de 10,4 milhões de quilômetros de distância. Isso corresponde a mais ou menos 1/5 da distância existente entre a Terra e Marte, em seu período mais próximo. Apesar de Marte estar muito distante de nós, ainda é possível vê-lo através de um telescópio. A sua próxima passada pela Terra será em 2050. Em 2093 o asteroide 3200 Phaethon estará a 2,97 milhões de quilômetros de nós. Sendo 7 vezes a distância que temos entre a Lua.

Ele é o terceiro maior Asteroide Possivelmente Danoso, sendo os outros dois o 53319 1999 JM8 (7 km de extenção) e o 4183 Cuno (5,6 km). O 3200 Phaethon também é responsável por produzir uma chuva de meteoros na Terra, chamada de Geminids.


Próxima Matéria
Via   Gizmodo     BBC  
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest