• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Astronautas dão dicas de como lidar com o isolamento social

POR Erik Ely    EM Curiosidades      25/03/20 às 22h14

No momento, uma grande porcentagem de pessoas, ao redor do mundo, está vivendo isolada para "achatar a curva". Assim, a disseminação do coronavírus poderá ser reduzida. No entanto, essa tarefa é mais difícil do que parece, já que estamos tão acostumados com a interação social. Sendo assim, para ajudar nessa tarefa, astronautas deram dicas, de como lidar com o isolamento social.

Se há um tipo de pessoa que pode nos ajudar a lidar com o período de quarentena, são os astronautas. Afinal, eles são treinados para passar longos períodos de tempo, longe de suas famílias e, até mesmo, do próprio planeta.

Astronautas que já passaram por outras quarentenas

Em entrevista à CBS This Morning, a astronauta aposentada da NASA, Peggy Whitson, deu dicas de como lidar com o isolamento. Em 2017, ela quebrou o recorde de dias passados no espaço, passando um total de 665 dias. "O isolamento é algo muito real, mas é muito importante poder interagir bem com as pessoas com quem você está morando", afirmou Peggy.

Na entrevista, Peggy passou a comparar detalhadamente nossas situações atuais com a forma como os astronautas vivem a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI). "Muitas pessoas estão tentando trabalhar em casa e tentando ser pais em casa e ter uma família em casa. De fato, isso torna tudo muito desafiador. Mas foi exatamente o que fizemos a bordo da Estação Espacial Internacional. Nossa equipe da estação espacial se tornou nossa família", afirmou a astronauta aposentada.

Um fator, que faz com que os astronautas permaneçam a bordo, é "um objetivo maior" ou o significado de seu trabalho. "O Covid-19 nos dá um objetivo mais elevado. É como estar no espaço, mas a diferença é que aqui, estamos salvando vidas ao ficarmos em quarentena. É importante entender esse propósito e adotá-lo para lhe dar razão para continuar lutando", afirmou Peggy.

O que fazer com tanto tempo livre?

Para aqueles que estão ficando entendiados em casa, Peggy recomendou que fazer "o trabalho extra que estava planejando há um bom tempo". Dessa forma, devemos nos perguntar, "quais são as coisas que você faria se tivesse mais tempo? É para ler? É para talvez escrever uma poesia ou fazer arte? O que tem ocupado espaço dentro da sua cabeça?".

Em um artigo, o ex-astronauta da NASA, Scott Kelly, também nos oferece um pouco do seu conhecimento no assunto. Mesmo na nova rotina, ele recomenda manter uma agenda de horários, para que o dia possa ser mais produtivo. É importante seguir o ritmo, para não ser engolido pelo trabalho e pelas listas de tarefas. Mas, claro, também tire um tempo para se divertir. Dessa forma, Kelly recomenda adquirir hobbies como ler, tocar instrumentos, fazer arte e manter um diário.

Por mim, também citamos as recomendações do astronauta aposentado, Chris Hadfield. Em seu canal no YouTube, é possível encontrar um guia de isolamento. Em suas palavras, "nunca houve um momento melhor para se auto-isolar". Já que muitas pessoas agora têm acesso à Internet. Com isso, há uma abundância quase ilimitada de informações e de coisas para ler e se desfrutar. Para acessar o canal de Chris, basta clicar aqui.

Próxima Matéria
Via   Space     ABC News     Space Center  
Imagens Space
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+