• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Astrônomos descobrem nas dunas de Marte mensagens em Código Morse

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      11/07/16 às 18h20

Os pesquisadores da NASA afirmaram ter detectado uma série de estranhas formas semelhantes a pontos e traços que compõe o código Morse, em dunas do planeta Marte. Apesar de não ser a primeira vez que a agência espacial se depara com o enigma, essa foi a primeira vez que eles conseguem ver com clareza.

Mas isso não quer dizer que existe um pedido de socorro de uma pessoa que está no planeta Marte ou de algum alienígena que queira se comunicar. A NASA informou que os pontos e traços foram formados pelo vento marciano, e em um comunicado, a agência disse que os sinais estão evidentes pois estão inseridos em uma depressão circular natural, ou seja, a quantidade de areia acumulada no local facilita a "brincadeira" do vento.

Essa não é a primeira vez que isso acontece no planeta vermelho, pois devido a sua topografia única, esse campo de dunas (localizado ao sul do polo norte do planeta) mostram formas mais claras do que as anteriormente observadas, permitindo que os cientistas possam traduzir a mensagem pela primeira vez.

001

Porém, como já explicamos na matéria, esse tipo de mensagem é formada naturalmente. Em uma nota oficial da NASA, ela explica o seguinte: "O que torna os padrões nesta duna tão proeminentes é o fato de que foram encontrados dentro de uma depressão circular natural, o que significa que há uma quantidade limitada de areia disponível para ser empurrada pelos ventos locais".

Segundo a cientista planetária Veronica Bray, que traduziu a "mensagem" em um site, os pontos e traços significam: "Nee ned zb 6tnn deibedh siefi ebeee ssiei esee seee!!". Ou seja, a mensagem não quer dizer nada, pelo menos pelo ponto de vista linguístico, mas pode falar muito sobre a geologia do local.

002

Os longos traços, segundo a agência, são formados por ventos bidirecionais, o que significa que o vento está viajando em ângulos retos de acordo com as dunas. Com o tempo, os ventos vindos de todas as direções transformam os materiais em longas e escuras linhas. Já os "pontos marcianos", são conhecidos oficialmente como dunas barcanóides.

Os geofísicos acreditam que eles sejam formados quado algo acontece durante a produção linear das dunas, mas a NASA ainda não tem certeza, e descobrir isso é parte da razão pela qual os astrônomos decidiram fotografar a região. A imagem foi feita com a câmera de alta resolução que está a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que fotografa o planeta vermelho há dez anos.

E aí amigos, já tinham imaginado que poderíamos encontrar mensagens em Códigos Morse em Marte? Comentem!

Próxima Matéria
Via   Gizmodo     Jornal Ciência     Giz Modo     Revista Galileu  
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+