• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Astrônomos respondem se seria possível vivermos em outro planeta

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      16/04/20 às 11h50
foto de destaque

Já imaginou se pudéssemos deixar a Terra e nos mudar para outro planeta? Nesse lugar, não enfrentaríamos problemas com poluição, doenças ou violência. Infelizmente ainda não sabemos se esse lugar existe, talvez sim, mas com toda certeza não está na nossa vizinhança. Se saíssemos hoje da Terra, demoraríamos 3 meses para chegarmos a Vênus, o nosso vizinho. Esse tem o tamanho da Terra, mas infelizmente, não poderia nos abrigar. Isso porque Vênus tem uma atmosfera tão espessa que não conseguimos se quer ver sua superfície. Ele sofre um severo efeito estufa, onde boa parte da luz do Sol que entra fica presa dentro da atmosfera do planeta.

Isso faz com que ele se aqueça e atinja temperaturas maiores que 480ºC. Dez sondas soviéticas pousaram em Vênus entre 1975 e 1982 e enviaram fotos antes de derreterem. Com a temperatura do planeta, até mesmo o chumbo derrete rapidamente. Sendo assim, podemos já tirar Vênus da possível lista de planetas que poderíamos morar. Mas, e mercúrio, poderíamos ir? O planeta não tem atmosfera e está muito perto do Sol. Durante o dia, a temperatura do planeta ultrapassa 400ºC. Já a noite, chega a -179 graus. Nunca pousamos em Mercúrio, mas temos imagens recentes da sonda americana Messenger.

Poderíamos viver em Marte, o planeta "dos alienígenas"?

Marte é o planeta alvo das próximas explorações espaciais. Embora seja um desejo de muitos, ainda falta muita pesquisa e desenvolvimento para fazermos uma caravana ao Planeta Vermelho. Os únicos habitantes do planeta, aparentemente, são os robôs na NASA. Eles nunca encontraram sinais de vida no local. De todos os planetas do Sistema Solar, Marte é o mais hospitaleiro, com certeza. A temperatura de verão é boa e chega a 20ºC. No entanto, o inverno é severo e chega atingir -140ºC.

Poderíamos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Isso jamais! Esses planetas não possuem a superfície rochosa que precisamos para viver. Sendo assim, não serão nossas futuras casas de forma alguma. No entanto, algumas das luas destes planetas têm características interessantes. A de Júpiter, por exemplo, chamada de Europa, é uma das mais intrigantes. É uma Lua congelada que contém oceanos debaixo de uma crosta de gelo de uns 20 km de espessura.

Outra favorita é a Titã, uma das Luas de Saturno. Ela tem quase tudo para ser um local hospedeiros, exceto sua baixa temperatura. O local atinge -180 graus Celsius. Em 2005, a sonda Huygens pousou de paraquedas no solo de Titã, assim passando pela sua fina atmosfera. O solo de Titã é cheio de pedras e areia e muito parecido com o deserto da Terra. Titã é a segunda maior lua do Sistema Solar, ficando atrás apenas da lua de Júpiter, Ginamede.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos, pois o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+