• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Ataque infecta 80 mil roteadores possibilitando o roubo de senhas. É o seu caso?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      03/10/18 às 16h29

Em agosto foi noticiado que um grupo alterava DNS de roteadores desatualizados para levar a site falso de banco. Isso fez com que clientes do Banco do Brasil e do Itaú fossem redirecionados para sites falsos ao tentar acessar suas contas.

Segundo a Netlab, divisão da empresa de segurança chinesa Qihoo 360, o mesmo grupo que estava dando o golpe no mês de agosto está agindo de forma semelhante. Segundo informações, mais de 100 mil roteadores estão infectados e 88% deles estão no Brasil.

Mas como diabos esse grupo está agindo? Como posso saber se meu roteador foi atacado? E como posso resolver o problema? Isso é o que nós vamos responder para vocês nessa matéria.

Reteadores infectados no Brasil

Especialistas afirmam que os hackers estão escaneando endereços de IP brasileiros para que assim possam encontrar os roteadores sem senhas ou mesmo com senhas fracas. Depois de conseguirem acessar o roteador, eles alteram as configurações de DNS e fazem com que os acessos passem pelo servidor deles.

Os endereços para onde as pessoas são redirecionadas são páginas falsas usadas para obter dados de login dos usuários. O que descobriram é que são vários outros bancos que estão na lista, como Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Itaú Personalitté, Santander e Caixa. Outros serviços de hospedagem como Umbler, UOL Host, Hostgator, Kinghost e Locaweb, além de outros serviços populares como Netflix também estão na lista.

Em agosto, a lista de roteadores era alguns modelos da D-Link que estavam desatualizados. Dessa vez, a Netlab, os três módulos de código atacavam roteadores de diversas marcas e fabricantes.

No site da empresa Netlab tem uma lista com os roteadores que foram alvos dos dois ataques. Caso você queira não ser vítima desse golpe, os especialistas em segurança indicam atualizar seus equipamentos, conferir as configurações de DNS e colocar boas senhas.

Esperamos que nossa matéria possa te ajudado você a se prevenir!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+