• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Até que altura os pássaros e insetos podem voar?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      20/11/17 às 18h41

E quem nunca sonhou em ser um pássaro? Poder voar nas alturas ou ter uma vista privilegiada a qualquer hora realmente deve ser algo fantástico. Agora imaginem como são as vidas das aves que possuem habilidades extremas, como voar em alturas extremas, onde faz muito frio e falta oxigênio, coisas que os humanos não podem fazer.

Muitas espécies de aves vivem em habitats a 4 mil metros acima do nível do mar. Outras espécies voam regularmente para altitudes de aproximadamente 3 a 4 mil metros, principalmente quando estão migrando, afirma Graham Scott, professor assistente de biologia da Universidade McMaster em Ontário, Canadá. Pois bem, mas vocês sabem qual é o pássaro que voa mais alto? E os insetos, o quão alto eles conseguem voar?

Pássaros

O pássaro que voa mais alto se chama Griffon de Rüppell. Ele pode ser encontrado nas planícies e nos desertos do continente africano. Geralmente, pode ser facilmente encontrado em países como Sudão, Tanzânia e Guiné. Pois bem, essa ave consegue voar a 11.270 metros de altura. Até então essa é a maior altura que um pássaro foi visto, quando o mesmo colidiu com um avião em 1974. Graças a grande abertura de suas asas, esse pássaro tem a capacidade de planar por horas e ainda pegar correntes de ar quente que o ajudam a voar. Além disso, sua envergadura (2,4 metros) também é um fato que influencia na hora do voo.

Insetos

Pouca gente se dá conta de que, o tempo todo, existem insetos voando sobre nossas cabeças. Pois bem, não sabemos que uma exata precisão a que altura os insetos podem voar, mas alguns estudos nos dão uma noção disso. As borboletas, por exemplo, pode chegar a mil metros de altura. Já alguns tipos de moscas chegam a 1.500 metros, assim como as abelhas, vespas e besouros. Porém, o inseto que foi encontrado voando mais alto foi o cupim. Sim, existe cupins voadores. E tal espécie foi encontrada voando a incríveis 6 mil metros de altura.

Bônus

Na Suécia existe uma espécie chamada andorinhão preto (Apus apus). Pois bem, tal espécie não pode voar muito alto, mas acreditem, o andorinhão preto pode chegar a voar até 10 meses seguidos. Essa é a ave que passa mais tempo voando sem parar.

Essa conclusão foi publicada na revista científica americana Current Biology, confirmando uma hipótese formulada pela primeira vez há 46 anos, pelo pesquisador britânico Ron Lockley. Sua teoria dizia que esses pássaros passavam mais tempo da vida voando do que na terra.

E aí, sabiam dos "recordes" de altura das aves e dos insetos? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+