• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Até que idade uma mulher pode ter filhos?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      09/09/19 às 17h58

Essa é uma questão que pode variar muito dependendo de cada mulher. Mas, no geral, uma mulher pode engravidar, de forma natural, até quando tiver ciclos menstruais. Ou seja, até que ela entre na menopausa. Essa idade é variável de mulher para mulher, mas, geralmente, costuma ser em torno dos 45 a 50 anos. Esse seria o limite máximo para engravidar naturalmente. Então, uma mulher, acima dessa idade, não pode ter filhos? Não necessariamente, o recente caso da mulher de 74 anos que deu à luz a gêmeas, na Índia, é a prova disso. Embora ela tenha engravidado com a ajuda de uma fertilização in vitro, ela conseguiu ter uma gestação normal. Em suma, tanto ela quanto as bebês passam bem.

Mas a questão sobre a idade ideal para se ter um filho mudou muito com o passar dos anos. Na década de 1960, a idade ideal para dar à luz era entre os 18 e 25 anos. Hoje, é entendido como idade ideal para a primeira gravidez entre os 20 e 30 anos, mas é claro que isso não é uma regra. Hoje em dia, com a medicina evoluída, temos cada vez mais casos de mulheres sendo mães depois dos 40 anos. Isso, graças às técnicas de reprodução assistida, que empurraram essa fronteira para além dos 60 anos.

Gravidez tardia

São vários os fatores que influenciam essa questão. A expectativa de vida, por exemplo, que, antigamente, girava em torno dos 45 ou 50 anos. Então, as mulheres se casavam mais cedo e tinham filhos logo. Hoje em dia, as pessoas estão vivendo cada vez mais, incluindo muita gente chegando à casa dos 90 anos de idade. Sem contar o fator importante do papel da mulher na sociedade moderna, onde ela escolheu estabelecer outras prioridades, que vão além de casar e ter filhos. Com isso, a experiência mostrou que os riscos não aumentavam dos 25 anos até 30 anos, e viu-se um aumento na faixa de idade ideal para a primeira gravidez.

Então, nesse cenário, passou-se a considerar um risco a gravidez depois dos 35 anos. Isso porque que a probabilidade de ter um filho com síndrome de Down é muito maior na idade avançada. Sem contar que, depois dos 35 anos, é mais difícil engravidar. Até porque, nessa fase, a mulher tem menos óvulos e é naturalmente menos fértil. Para se ter uma noção, a chance de uma mulher de 25 anos engravidar em um ciclo menstrual é de 25%, enquanto uma de 40 anos é de apenas 8%.

Além disso, os médicos argumentam que essa idade, considerada avançada para uma gestação, deixa as mulheres mais suscetíveis a riscos, tanto para ela quanto para o bebê. A partir dos 35 anos, há maiores chances de desenvolver doenças como diabetes gestacional ou de ter um parto prematuro. No entanto, não há nenhuma restrição sobre uma idade limite para engravidar, seja naturalmente ou por reprodução assistida.

Mãe aos 74 anos

Na semana passada, uma mulher de 74 anos de idade ganhou as manchetes de todo o mundo, depois de dar à luz a gêmeas, na Índia. Erramatti Mangayamma e o seu marido, E. Raja Rao, de 80 anos, são casados desde 1962. Todavia, nunca conseguiram engravidar naturalmente.

O casal encontrou uma esperança de ter filhos quando uma vizinha, de 55 anos, conseguiu ter um bebê recentemente por meio de fertilização in vitro. Então, o casal procurou a ajuda do médico Sanakayyala Umashankar, para realizar o seu sonho.

Depois de uma série de testes e exames, eles finalmente conseguiram fazer a fertilização in vitro, em janeiro desse ano. E agora, ela deu a à luz a duas meninas. Devido à idade avançada da mãe, ela permanecerá em observação nos próximos dias, mas mãe e filhas passam muito bem.

E você, conhece algum caso de mulher que foi mãe depois dos 45 anos? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+