• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça Baphomet: o ídolo máximo do Satanismo

POR Ultra Curioso    EM Mistérios & Horror      25/08/15 às 19h48

Não há um número exato definido, mas estima-se que existam quase 10 mil religiões ao redor do mundo acompanhadas por inúmeras entidades, deuses e espíritos que são adorados por elas. As religiões mais populares todos conhecem bem ou já ouviram falar, assim como as admiram como o Cristianismo e Islamismo, mas e quanto àquelas que são 'renegadas' pela sociedade e até temidas? O Satanismo é um exemplo claro disso.

O Satanismo não pode ser considerado como sendo uma única religião, mas como um conjunto de crenças (por vezes dispersas), filosofias e tradições que objetivam a adoração do demônio máximo cristão, Satanás. Entretanto, existe uma entidade antiquíssima e misteriosa representativa que é reconhecida e adorada por praticamente todo satanista. Este seria Baphomet: o ídolo máximo do Satanista.

Mas quem é realmente Baphomet, e qual a sua origem? Começando pelo nome, a origem do termo "Baphomet" divide opiniões. Este seria uma junção de deuses e crenças, uma vez que supostamente é a derivação de Mahomet (o nome do profeta do Islã), ou a junção "Baph+Metis" do grego "Batismo de Sabedoria". Outra teoria nos leva a uma composição do nome de três deuses: 'Baph', que seria ligado ao Deus Baal; 'Pho', que derivaria do deus Moloc; e 'Met', advindo de um deus dos egípcios, Set.

Baphomet, na aparência física, é retratado (originalmente por Eliphas Levi) como sendo um indivíduo semi-humano, com asas, cabeça de bode, seios femininos e um caduceu (simbologia sexual que aparece com frequência na alquimia (o coito do rei e da rainha), com a qual o ocultismo tem relação) representando literalmente um falo masculino. Uma mistura de homem, mulher e animal.

baphomet (1)

Originalmente, Baphomet seria o ídolo pagão dos extintos Cavaleiros Templários, exterminados pela Igreja no século XIV. Para os membros da seita de Satanás, Baphomet é um dos príncipes de Lúcifer na terra. Sua história para os satanistas vem do livro Goécia de Salomão, onde Salomão tinha aprisionado 72 espíritos e somente com a estrela de Baphomet poderia abrir o portal.

Baphomet

Além disso, Baphomet representa matérias opostas (o bem e o mal, as trevas e a luz, o masculino e o feminino). Ele tem seios femininos e o órgão genital masculino, e é humano mas ao mesmo tempo é animal. Suas mãos apontam o céu e a terra,  uma alusão à citação "assim na terra como no Céu".

Recentemente foi inaugurada um templo satanista em Detroit, nos EUA, onde existe uma grande estátua retratando o deus-bode em bronze.

estatua

 

 

 

Próxima Matéria
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+