icone menu


Barata gigante é encontrada no fundo do oceano por pesquisadores

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      27/07/20 às 12h05
capa do post Barata gigante é encontrada no fundo do oceano por pesquisadores

O nosso planeta esconde segredos que nem mesmo os maiores cientistas conseguiram compreender. Por causa de sua imensidão e tempo de vida, diversas coisas ainda são segredos para nós. Cientistas descobrem, diariamente, diversas coisas. Como por exemplo, novas espécies de animais, plantas e outras coisas. Os arqueólogos buscam objetos perdidos que possam ajudar a decifrar o passado. Com isso, o mundo segue e vez ou outra, grandes notícias chocam todos.

O oceano tem chances de ser uma das partes mais inexploradas e, justamente por isso, surpreendentes do planeta Terra. A imensidão dos oceanos abriga um número incontável de criaturas de todos os tipos. Além de fenômenos curiosos. Esse lugar tem chance de ser uma das partes mais inexploradas e, por isso, surpreendentes do planeta Terra.

Acredita-se que os oceanos tenham uma profundidade média quatro mil metros. O que é um dos motivos de o ser humano ainda não conhecer todas as partes desse lugar. Apenas cinco por cento do solo oceânico foi explorado. Mas, mesmo assim, essa pesquisa limitada nos mostrou uma coisa, com certeza, há algumas coisas estranhas escondidas lá.

Além de serem comuns as recorrentes descobertas de novas espécies de animais que habitam os oceanos. E, inclusive, a redescoberta de animais pré-históricos até então considerados extintos.

E existem aqueles mares que são tão lindos que dão vontade de ir conhecê-los logo. Mas, por mais lindo que eles possam ser ninguém imagina que nele possa ser encontrado um dos maiores crustáceos no fundo do mar. De acordo com os cientistas, a criatura é descrita como uma "barata do mar gigante".

Animal

Felizmente, essa barata gigante vive nas águas profundas. A chamada Bathynomus raksasa foi encontrada no oceano índico nas profundezas de 957 e 1.259 metros abaixo do nível do mar. Esses animais quando estão adultos medem, em média, 33 centímetros.

O Bathynomus vem do gênero ao qual a criatura pertence, que é de isópodes gigantes. Eles são grandes criaturas com corpos achatados e duros. E "raksasa" significa gigante na tradução do idioma indonésio.

Esse foi o ano em que o estudo sobre a barata gigante foi publicado. Mas a criatura já tinha sido encontrada em 2018 durante a expedição South Java Deep Sea Biodiversity Expedition, do Instituto de Ciências da Indonésia feita junnto com a Universidade Nacional de Singapura.

A pesquisa foi publicada na revista especializada "ZooKeys". E a equipe explicou que essa é a primeira vez que o Bathynomus foi encontrado no fundo do mar na Indonésia.

Na pesquisa são descritos dois animais, um macho de 36 centímetros e uma fêmea de 29 centímetros.O chefe de zoologia da LIPI, Cahyo Rahmadi, disse que a descoberta mostra a todos o grande potencial que a região tem em biodiversidade.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
Via   Vix  
Imagens Vix Facebook
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+