icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


A base militar que o governo dos EUA secretamente instalaria na Lua

POR Lucas Curado    EM Curiosidades      07/02/18 às 12h47
capa do post A base militar que o governo dos EUA secretamente instalaria na Lua

Pode parecer ficção científica, mas os Estados Unidos da América, antes mesmo do ápice da Guerra Fria, já possuía um plano de uma base lunar. Muitos dirão que isso é pura especulação conspiratória, contudo, o próprio governo estadunidense liberou um documento comprovando o ambicioso plano. Durante décadas, esse projeto chamado Project Horizon, foi guardado em segredo para um possível uso futuro, porém foi abandonado.

A maior motivação era a crescente ameaça soviética aos Estados Unidos e seus ideais democráticos. Contudo, eles acabaram esbarrando em uma grande lista de dificuldades. O projeto deveria ser executado na década de 60, todavia, houveram grande barreiras tecnológicas, como era de se esperar. O plano era deveras ambicioso, tão ambicioso que com o tempo foi ficando cada vez mas distante e esquecido pelo tempo. O mais longe que o Project Horizon chegou foi ao fundo de uma gaveta de arquivos secretos.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um matéria sobre um dos projetos mais ambiciosos e grandiosos dos EUA. Tamanha era sua magnitude que acabou ruindo por terra devido a logística necessária para executá-lo. Ainda existe o sonho de "conquistarmos" plenamente a lua. Esse sonho ainda está um pouco longe... Mas não longe o suficiente para acharmos uma irrealidade. Conheça hoje a base militar que o governo dos EUA secretamente instalaria na lua.

O plano secreto

Muito antes do homem pisar na lua pela primeira vez, os Estados Unidos da America já possuía um plano ambicioso. Observando a crescente ameaça soviética, os governo Americano resolveu bolar uma forma de construir uma base lunar. Na década de 60 um longo estudo foi realizado com o objetivo de sobrepujar a URSS na Guerra Fria. O objetivo era construir uma base auto-sustentável e permanente para servir de "casa" para enviados americanos. Segunda as pesquisas, a base deveria funcionar de forma que pudesse propiciar total autonomia de sobrevivência para os astronautas. Ela foi planejada para ser construída também no subsolo lunar, servindo de refúgio e também de armazém bélico.

Primeiro planejamento

O plano era o seguinte: Deveriam ser enviados astronautas o mais rápido possível para lua. Os mesmos usariam maquinário especializado e customizado para preparar o solo lunar e construir o mais rápido possível a base. A eletricidade que seria responsável pela alimentação da base seria de fonte nuclear. O reator nuclear seria construído pelos astronautas que seriam escalados para a ambiciosa missão. O maior problema era que os mesmo cientistas que desenvolveram o plano sabiam que não havia tecnologia na época para executá-lo. O que foi concluído era que não era possível uma execução prática. Tanto é verdade que ainda se espera concretizar o plano, que até hoje não saiu do papel.

Arquivamento

Seriam mandados exatamente 12 homens para lua no ano de 1965. Sim, 12 homens para construir tudo isso... Inclusive um reator nuclear. Bem, eles perceberam que ainda careciam de mais informação e dados sobre a lua. Consequentemente, isso afetou drasticamente a logística do projeto. Por exemplo, a forma da alimentação dos enviados norte-americanos sofreu um retrocesso por essa falta de informação.

Outro problema que surgiu foi a questão do isolamento e a tensão física e psicológica que os astronautas sofreriam. Dentro da soma então teve que ser colocado o planejamento médico e psiquiátrico para os agentes. Outro grande problema seria o financiamento do projeto e transporte de suprimentos necessários.A conclusão foi que seria inviável fazer isso tudo, ainda mais com a tecnologia que existia na época, e o plano arquivado. Somente nesse ano foi liberado o documento secreto, que pode ser encontrado clicando aqui.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seus comentários aqui embaixo e até a próxima.


Próxima Matéria
Via   nsarchive2     gizmodo  
Imagens gizmodo
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest