icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


11 bichos inacreditavelmente transparentes que existem na natureza

POR Thamyris Fernandes EM Mundo Animal 05/11/14 às 19h25

capa do post 11 bichos inacreditavelmente transparentes que existem na natureza

Quase sempre quando vemos matérias sobre o mundo animal o foco está em suas habilidades naturais incríveis e, não raro, nas cores inconfundíveis de seus corpos. A matéria que você vai conferir agora, no Fatos Desconhecidos, foge um pouco a esse padrão e vai, com certeza, deixar você impressionado porque vai trazer animais desconhecidos que contam com corpos completamente transparentes!

(Clique para ler ainda: Conheça alguns animais que já começam a vida matando seus próprios irmãos).

Isso mesmo, porque na natureza - especialmente sob as águas - existem uma infinidade de bichos que não contam com um pingo de cor e que, dependendo da luz, seus corpos chegam a revelar seus órgãos internos. Chocante, não? Pois espere só até você conferir a lista que preparamos abaixo:

1. Camarão-fantasma

Também conhecido como o camarão de vidro, o corpo desse bichinho, literalmente, não tampa nada. É possível através do crustáceos, cuja espécie é encontrada em águas doces.

2. Macropinna microstoma

Esse peixe mais que bizarro tem olhos extremamente sensíveis à luz. Ele também possuiu uma cabeça transparente, que revela os movimentos de seus órgãos dentro da membrana translúcida, como você vê na foto.

3. Sapo de vidro

Existem vários tipos diferentes de sapos de vidro e todos podem ser encontrados em florestas tropicais da América Central e do Sul. A grande vantagem de ter o corpo translúcido como o vidro, aliás, é que eles são praticamente invisíveis aos predadores.

4. Borboleta asas-de-vidro

Nativa de países como Colômbia, Bolívia, Peru e Equador, essa é uma borboleta de grande porte, com asas bonitas e completamente transparentes. Estes pequenos polinizadores, aliás, são determinados e não gostam de apressar suas refeições, podendo passar horas em única flor, em busca de néctar.

5. Peixe-gelo

Esse peixe, original da Antártica, não é transparente apenas na estrutura de seu corpo. O sangue desse bicho também não conta com qualquer pingo de cor. Aliás, esses são os únicos vertebrados sem células vermelhas no sangue, a chamada hemoglobina.

6. Salpas

Esses organismos minúsculos e transparentes são conhecidos por seu ciclo de vida, dividido entre duas formas: solitária e agregada. Nessa última aliás, esses bichos vivem grudados uns aos outros enquanto nadam e se alimentam (como você vê na foto abaixo).

7. Pepino do mar transparente

Esta criatura marinha estranha se arrasta ao longo do fundo dos oceanos para sugar, com seus tentáculos, sedimentos ricos em nutrientes. Além de transparentes, esse pepinos se movem muito lentamente, cerca de 2 centímetros por minuto!

8. Lula transparente

Há cerca de 60 espécies diferentes de lula de vidro que formam a família Cranchiidae. Esses bichos passam grande parte de suas vidas em águas rasas, parcialmente iluminadas pelo sol, onde sua transparência proporciona uma ótima camuflagem.

9. Arraia transparente

Esse bichinho simpático e translúcido é frequentemente encontrado em águas rasas. Eles podem crescer de forma impressionante e sua pele, muito pálida, revela órgãos internos.

10. Cyanogaster

Descoberto apenas alguns anos atrás, este peixe tem apenas alguns milímetros de comprimento e vive em um afluente do Rio Amazonas. Seu corpo, totalmente transparente, revela alguns detalhes coloridos, que consistem em seus órgãos internos. Sua grande marca, como dá para imaginar, é a barriguinha azul.

11. Aranha saltadora transparente

Existem milhares de espécies de aranhas saltadoras no mundo, quase todas extremamente aterrorizantes. A única exceção da espécie é esse tipo encontrado no Equador, que conta com a cabeça e os pequenos tentáculos transparentes. O corpo dessa aranha é tão translúcido que permite até que a gente veja seus olhos se movimentando dentro de seu organismo.


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest