icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Bizarro! Restos de possível vampiro são encontrados na Bulgária

POR Thamyris Fernandes EM Ciência e Tecnologia 14/10/14 às 17h57

capa do post Bizarro! Restos de possível vampiro são encontrados na Bulgária

Apesar de serem contadas como lendas, as histórias de vampiros sempre fizeram o maior sucesso tanto na literatura quanto nos cinemas. Acontece que há algum tempo especialistas estão apontando evidências de que esse tipo de relato não é tão fantasioso assim... ou, pelo menos, que houve uma época em que as pessoas realmente levavam esse assunto a sério.

Uma recente descoberta na Bulgária é uma boa prova disso. Coordenada pelo professor Nikolai Ovcharov, arqueólogo conhecido com o "Indiana Jones" do país; uma escavação desvendou a sepultura de um suposto vampiro. A cova, encontrada nas ruínas de Perperikon - ao sul da Bulgária - abrigava um esqueleto no mínimo estranho, com uma estaca de ferro - de cerca de 1 kg - cravada no peito e com a perna esquerda arrancada do joelho para baixo.

Conforme o pesquisador, os restos mortais pertencem a um homem na faixa dos 50 anos de idade e datam do século 18. Nessa época, como explicou, as lendas sobre os vampiros eram tratadas como reais e as pessoas acreditavam que esses seres das trevas só poderiam morrer com estacas no coração. Aliás, essa já a terceira descoberta nesse sentido em território búlgaro: duas outras sepulturas também atribuídas a vampiros, que ficaram conhecidos como os "gêmeos de Sozopol", foram encontradas entre 2012 e 2013 no litoral do país.

Ainda com relação a assuntos vampirescos, outra descoberta estranha divulgada recentemente aconteceu na Turquia, mais precisamente durante uma escavação do Castelo Tokat, dos otomanos. Nesse lugar os arqueólogos disseram ter, finalmente, desvendado o sumiço do príncipe romeno Vlad III, que teria inspirado a criação do personagem Drácula. Mas, esse é um assunto que você confere aqui, em uma outra matéria.


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest