• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Bola de Fogo enorme cai no Oceano Pacífico

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      10/01/20 às 13h54

Recentemente, um evento chamou a atenção dos moradores de Guam, uma ilha do Oceano Pacífico. Basicamente, uma bola de fogo enorme caiu no Oceano Pacífico. Contudo, como estamos na era digital, tudo foi filmado por diversas câmeras de celulares. Confira!

Segundo especialistas, o objeto, que se assemelha a uma "bola de fogo", provavelmente, é um meteoro que queimou ao entrar na atmosfera terrestre. No entanto, o evento assustou os moradores e continua chamando a atenção na internet.

O meteoro que atingiu a ilha

Com as imagens de celular, é possível ver um rastro luminoso no céu e ainda, o momento em que o objeto se divide em, pelo menos, três pedaços. Depois disso, ele se apaga em alguns segundos. Esse momento indica quando o meteoro se desintegrou completamente, antes de atingir o solo. Contudo, tudo aconteceu muito rápido e o evento gerou as mais diversas teorias.

Muitos moradores confundiram o objeto com um OVNI ou ainda, com um "presente de Natal" que o ditador norte-coreano Kim Jong-Un poderia estar entregando aos Estados Unidos. Entretanto, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), "provavelmente é um meteoro se partindo no céu, enquanto entra na atmosfera da Terra. Alguns moradores também relataram ouvir uma explosão durante este incidente, o que não é incomum. Outro possibilidade é que esses sejam destroços de um foguete chinês".

Bolas de fogo ao redor do mundo

Como praticamente todo mundo possui um celular hoje em dia, vídeos mostrando a entrada de meteoros na atmosfera, estão se tornando cada vez mais comuns. Por exemplo, em novembro de 2019, um meteoro do tamanho de uma bola de basquete assustou os moradores de Saint Louis, nos EUA. Bem como o outro caso, a bola de fogo gerada aterrorizou quem presenciou a cena.

Segundo Bill Cooke, especialista do NASA Meteoroid Environments Office, em Huntsville, no Alabama, o meteoro tinha o tamanho de uma bola de basquete e pesava cem quilos. Além disso, sua velocidade foi calculada em mais de 53 mil km/h. Dessa forma, o objeto caminhava em uma velocidade 40 vezes maior que a do som. Quem estava presente, pode sentir um "estampido sônico". Ou seja, um som como uma explosão ouvido, por várias pessoas que estavam no solo. Nesse caso, outras aparições foram vistas próximo a St. Louis, no estado do Missouri. Mas segundo a American Meteor Society (AMS) outros lugares também registraram o meteoro. Por exemplo, Indiana, Illinois, Kansas, Minnesota, Nevada, Nebraska, Oklahoma e Winsconsin. Apenas nesse último caso, foram mais de 300 relatos vindos de 8 estados americanos.

Mesmo assim, por conta da imensidão do nosso planeta, muitos eventos significativos podem passar despercebidos. Por exemplo, em março de 2019, a Nasa anunciou que detectou a explosão de um meteoro no estreito de Bering. Para se ter uma ideia, a energia contia na explosão foi 10 vezes maior do que o que foi liberado pela bomba de Hiroshima. Contudo, esse evento aconteceu em dezembro de 2018 e devido a localização remota, a explosão só foi identificada meses depois. Atualmente, também é possível enviar relatórios para a Sociedade Americana de Meteoros (AMS).

Próxima Matéria
Via   Olhar Digital     FayerWayer  
Imagens FayerWayer
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+