• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Brasil vai ganhar a primeira usina que gera energia por meio de esgoto e lixo

POR Cristyele Oliveira    EM Compartilhando coisa boa      10/04/19 às 14h45

Dada a atual situação do planeta, precisamos urgentemente de medidas para lidar com os problemas ambientais. E não são poucos os problemas que afetam o nosso planeta, e a as fontes de energia estão entre elas. Precisamos nos adaptar para continuar usufruindo do planeta sem degradar o meio ambiente. E o Brasil ganhará mais uma fonte de energia sustentável. A nova usina de geração de energia conta com uma novidade, a matriz energética, que será à base de resíduos orgânicos e esgoto.

Depois de alguns anos de estudos de viabilidade, o Brasil terá a primeira usina de biogás do país. Lixo e esgoto serão a matéria-prima para a geração do gás. A usina será construída na cidade de São José dos Pinhais, no estado do Paraná. Com o sinal verde, a empresa CS Bioenergia conseguiu a concessão de licença de operação do Instituto Ambiental do Paraná.

A usina

A usina de biogás quando finalizada, trabalhando em plena capacidade de funcionamento, poderá produzir cerca de 2,8 megawatts de eletricidade. Energia essa que será usada para abastecer cerca de duas mil cassas paranaenses, ou dez mil pessoas.

A estação de geração de energia sustentável produzirá biogás a partir da matéria-prima de estações de tratamento de esgoto e lixo oriundos de shoppings, restaurantes e supermercados da região. Além de resíduos desviados dos aterros sanitários. Para isso, caminhões serão responsáveis por transportar toneladas de lixo bruto para a usina todos os meses. Para a conversão do lixo em energia, será preciso ainda do biogás e biofertilizante.

Segundo a CS Bioenergia, essa nova empresa resultará em um corte de cerca de mil metros quadrados de esgoto e 300 toneladas de lixo orgânico dos aterros sanitários do estado.

Produtos da usina

A tecnologia que será usada na nova usina separa o material fibroso (inorgânico) do orgânico. Depois ele é transportado para o tanque de biodigestão, onde será misturado com mil metros cúbicos de lodo de esgoto. Essa massa orgânica é usada como alimento para as bactérias do lodo, criando uma biomassa. Através da combustão desses resíduos é que é gerado o biogás. Os tanques em questão são lacrados e depois aquecidos, contendo agitadores para homogeneizar a mistura.

Além disso, a usina também produzirá um biofertilizante, inodoro, que pode ser usado na agricultura. Mas para isso, levará algum tempo. Nos quatro primeiros anos de funcionamento da usina, esse produto permanecerá em aterros. Só após receber a certificação do Ministério da Agricultura, é que será usado como fertilizante.

E esse produto terá ainda mais uma utilidade, esse material inorgânico separado poderá ser aproveitado também como matéria-prima para fabricar sacolas plásticas.

A usina de biogás será construída dentro das instalações da Estação de Tratamento de Esgoto de Belém, que atualmente já atua com o processamento de lodo e tratamento de fluentes líquidos.

Essa ideia foi inspirada em outras empresas da Europa, que é pioneira na produção de biogás. No total, são 14 mil usinas, sendo oito mil delas apenas na Alemanha. No Brasil, o biogás representa cerca de 8,8% de toda energia produzida no país, somando com a biomassa.

E você o que achou da novidade? Conta para a gente nos comentários.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+