• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Brasileiro viaja o mundo oferecendo tratamento odontológico gratuito para pessoas carentes

POR Cristyele Oliveira    EM Compartilhando coisa boa      06/11/19 às 12h36

Odontologia por amor? Sim, e para devolver o sorriso às pessoas carentes. Esse é o lema do dentista brasileiro Felipe Rossi, de 38 anos. O profissional que viaja o Brasil e o mundo oferendo tratamento dentário para pessoas que não têm condições de pagar. Ciente da importância de um sorriso, que vai muito além do fator estético, o dentista tem devolvido o sorriso e alegria para muitas pessoas de várias idades. Ele é um dos fundadores da ONG Por1Sorriso, que tem feito um trabalho lindo de transformar vidas através do sorriso.

Por se tratar de um tratamento muito caro, muitas pessoas acabam perdendo os dentes e perdendo também a saúde. Por causa disso, Felipe e a equipe de voluntários da sua ONG começaram seus trabalhos. Eles entenderem essa problemática e estão corrigindo gratuitamente os dentes de pessoas carentes por todo o mundo. Em suma, é uma iniciativa reconhecida internacionalmente. E não é para menos. Na realidade, são ações como essa que transformam o mundo e não dão fé na humanidade. Ainda tem jeito sim.

Devolvendo sorrisos

"Hoje, eu conto com um time de 40 voluntários. Cada um faz a sua parte e também cobre seus custos com as viagens até essas regiões e tudo mais", contou o dentista, ao site Razões para Acreditar.

Para se ter uma ideia do quão problemática é essa questão, o IBGE divulgou dados de uma pesquisa, que mostra que 11% da população brasileira não têm todos os dentes. Em síntese, é um retrato trágico da realidade de milhares de pessoas carentes.

"Atendemos todas as idades. Cada pessoa tem uma história, sabe? Tem gente que foi agredida e perdeu os dentes. Gente que não conhece emprego por falta dos dentes. Gente que vai casar e que gostaria muito de ter os dentes. São muitas situações e histórias", explica ele, que faz o tratamento completo, desde a restauração dos dentes até inserção de canais.

Basicamente, o trabalho excepcional do dentista ganhou proporções gigantescas. Do mesmo modo, chegou a ser destaque até na mídia internacional. Como foi o caso do site italiano La Reppublica, do site turco Bia"caip e até do lituano Bored Panda. "É lindo, e fico muito feliz de ver que nosso caminho está sendo trilhado na direção correta. Sorrir é o direito de todos!", escreveu Felipe, em uma rede social.

Por1Sorriso

Atualmente, a ONG Por1Sorriso é mantida através de patrocínios de empresas parceiras, não necessariamente da área. Recentemente, fechou uma parceria também com a Colgate. Nesse ínterim, Felipe e sua equipe já percorreram o Brasil e o mundo com a ONG, oferecendo atendimento aos mais necessitados. Ele já viajou pelo Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, e passou por países do leste africano, como o Quênia e Moçambique.

A última ação do grupo, foi realizada em Nova Olinda, no estado do Ceará, e contou com 35 pessoas, entre dentistas, médicos e assistentes. Cada ação custa em média 20 mil reais, e consegue atender até 1.500 pessoas.

"Meu plano é profissionalizar, pois hoje somos todos voluntários. Mas precisamos contar com mais apoiadores. Desde o começo tive a força dos amigos. Fora a ONG, eu trabalho e tenho a minha clínica também", conta Felipe.

A ONG surgiu depois de uma viagem do dentista à Moçambique. Ele e Mariana Melo, outra dentista, começaram juntos a iniciativa apenas com uma cadeira odontológica. "O projeto cresceu demais e a responsabilidade também. Precisamos de mais apoiadores e voluntários", afirma ele.

Até o final desse ano, a OGN tem missões programadas para o nordeste brasileiro e planeja espalhar muitos sorrisos e alegria entre essas pessoas.

Se você gostou dessa iniciativa e tem interesse em ajudar, você pode adquirir alguns dos produtos da ONG, como camisetas, bonés e outros itens. Analogamente, há também a opção de ser um doador mensal. Para isso, basta acessar o site e se informar a respeito.

Enfim, o que você achou da iniciativa do dentista? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos. Afinal, notícias como essa merecem chegar ao máximo de pessoas possíveis.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+