icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Bruxelas dá exemplo plantando uma árvore para cada recém-nascido

POR Cristyele Oliveira EM Compartilhando coisa boa 02/04/19 às 14h38

capa do post Bruxelas dá exemplo plantando uma árvore para cada recém-nascido

Que o problema da mudança climática é uma questão urgente, todos estamos cientes. Conforme aumenta a poluição e emissão de gases poluentes na atmosfera, o nosso planeta pode ter uma data de validade. E mesmo que não seja para amanhã, em algum momento, as consequências serão inevitáveis. E exatamente por essa preocupação é que vários países estão implementando medidas para prevenir ou retardar o fim. E neste sentido, na Bélgica, eles vão plantar uma árvore para cada bebê nascido no país.

A medida é um compromisso com o meio ambiente. E também faz parte do Plano Climático, adotado em maio de 2018. A primeira cidade da Bélgica a implantar o "Baby Boom", nome dado à campanha de plantar uma árvore para cada bebê, que nascer no país, será Bruxelas.

Baby Boom

A partir de 2020, a cidade de Bruxelas se comprometeu a plantar uma árvore para celebrar o nascimento de cada criança em seu território. Para cada bebê nascido e declarado nos registros municipais, os pais receberam um cartão informando que uma árvore será plantada em nome do mais novo cidadão. Anualmente, cerca de 3000 crianças nascem na cidade de Bruxelas por ano. Então, ao plantar uma árvore para cada um deles, a redução de carbono na atmosfera pode chegar a 13 toneladas em um ano.

No entanto, as árvores não serão plantadas na capital belga, mas sim na América do Sul ou na África. A Baby Boom tem o intuito de amenizar os impactos das emissões de dióxido de carbono.  Mas além disso, também é uma forma de contribuir com o reflorestamento dos países do Sul.

As primeiras plantações já devem começar no final de 2019 no mais tardar no começo de 2020. O Plano Climático de Bruxelas ainda conta com outras medidas em favor do meio ambiente. Entre elas, a aquisição de veículos de serviço menos poluentes. Eles também pretendem substituir a iluminação tradicional de prédios públicos por lâmpadas de LED.

E além disso, o plano ainda conta com uma sessão voltada à regeneração da cobertura vegetal dos espaços da cidade. "Como outros centros urbanos, a cidade de Bruxelas pretende desenvolver uma ferramenta em linha destinada aos habitantes ou grupos de habitantes que queiram tornar os espaços mais verdes", explica o plano.

A medida promete um grande impacto positivo tanto para a população quanto ao meio ambiente. "Não se trata só de melhorar a qualidade de vida e de tornar a cidade mais agradável, mas de lutar contra a poluição. As árvores são eficazes na filtragem de poluentes", disse a conselheira municipal Zoubida Jellab, responsável pelos espaços verdes da cidade.

Plante uma árvore

No entanto, a iniciativa não é bem uma novidade. Medidas parecidas já foram implantadas em outros lugares do mundo. Na cidade de Lausana, na Suíça, por exemplo, eles fazem algo semelhante desde 2001. Mas nesse caso, as árvores são plantadas exclusivamente na cidade, como uma forma de promover a ligação dos cidadãos com as florestas.

Segundo o vereador de Bruxelas, Benoit Hellings, a ideia de plantar árvores fora do território da cidade é para deixar claro que o problema do clima ultrapassa as fronteiras. Por esse motivo, eles irão reflorestar os países do sul.

Onde serão plantadas não é o mais importante, só o fato de plantar árvores já é uma ótima atitude e que trará benefícios a todos. É uma iniciativa que pode ser adotada por muitos outros países.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest