• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Cachorros entendem o que os seres humanos dizem, afirma ciência

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      30/12/14 às 02h22

Se já eram considerados o melhor amigo do homem, os cães agora subiram, mais uma vez em nosso conceito. Isso porque a ciência comprova - por meio de estudos detalhados - que os cachorros são realmente capazes de entender o que os seres humanos dizem, por meio do tom de voz usado.

Para chegar a essa descoberta, cientistas da Universidade de Sussex, na Inglaterra, usaram os mesmos princípios dos estudos que desvendaram o sistema usado pelos cães na hora de processar os sons produzidos pelos 'exemplares' de sua própria espécie. Eles já haviam provado, anteriormente, que os cachorros processam os sons dos demais nos dois lados do cérebro.

3

Então, para o novo estudo (dessa vez envolvendo a voz humana), os pesquisadores colocaram fones nos cães que participaram da pesquisa e avaliaram a reação deles enquanto ouviam tipos variados de discurso, como de alegria, reprovação, angústia e assim por diante. O que perceberam é que os cães seguiam padrões específicos como forma de reação a alguns sons: eles sempre se viravam para a direita quando ouviam vozes familiares, dizendo frases conhecidas, como ordens. No entanto, quando precisavam decodificar o som no lado direito, eles se viravam sempre para o lado contrário ao escutar o ruído.

Segundo os especialistas, isso acontece porque os sons que entram por uma orelha, vão para o hemisfério oposto do cérebro. Assim, se um hemisfério é mais especializado em processar determinadas informações sonoras, então essas mesmas informações são percebidas como se viessem da orelha oposta.

2

Embora essa seja uma relação meio complicada de se entender, os cientistas conseguiram provar que, além de entenderem os desabafos de seus donos, os cães contam com um processo de compreensão bem parecido com o nosso, dos humanos, dividido em dois hemisférios. Por isso, para estudiosos, é possível dizer que os cachorros não prestam atenção somente em quem somo e como dizemos as coisas, mas também estamos falando.

Legal, não é? Mas não há substituir o psicólogo pelo aconchego de seu cãozinho... é provável que ele não vá suportar a pressão!

1

Por falar em psicologia, você não pode deixar de conhecer também alguns experimentos psicológicos bizarros que jamais funcionaram. 

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+