icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Cachorros podem conseguir cheirar o calor que um objeto emana

POR Bruno Dias EM Curiosidades 09/03/20 às 16h55

capa do post Cachorros podem conseguir cheirar o calor que um objeto emana

cachorro é o melhor amigo do homem. Eles podem fazer companhia para seus donos, os ajudar a andar, caso sejam cegos, servir como método de terapia para alguma doença. Do mesmo modo, também alegrar o ambiente em que estão. Eles são realmente animais incríveis.

Os cientistas descobriram que além de todos as coisas incríveis que os cachorros podem fazer, eles podem também farejar o calor de outros animais através de seus focinhos frios.

Eles conseguem essa façanha por causa do rinário. Que é a área de pele macia e sem pelos ao redor das narinas da maior parte dos mamíferos. Nos cachorros, esse pedaço é a parte que é úmida, fria e cheia de nervos. E ela pode sentir a radiação térmica fraca.

Sentir a radiação é uma coisa rara nos animais. Alguns como besouros negros, espécies de cobras e morcego-vampiro comum que é conhecido por ter essa capacidade de sentir o calor. Todos esses animais usam essa habilidade para caçar suas presas.

"Os cães são capazes de sentir a radiação térmica proveniente de corpos quentes ou radiação térmica fraca. E também podem direcionar seu comportamento de acordo com esse sinal", explicou a bióloga Anna Bálint da Universidade de Lund, na Suécia.

Experimento

Um experimento foi feito com três cachorros de estimação. Eles tinham que escolher entre um objeto quente, que estava a 31º Celcius, e um de temperatura ambiente a 1,6 metros dos animais. Essa distância é considerada pelos pesquisadores uma distância de caça adequada.

Os objetos não tinham cheiro e estavam cobertos com uma fita isolante preta. Eles foram cobertos para que os animais não pudessem ver nenhuma diferença entre eles. Os três cachorros escolheram o objeto mais quente.

Em um outro experimento, objetos quentes ou a temperatura ambiente foram dados a 13 cachorros de várias raças. E conforme os objetos eram apresentados, os cérebros dos animais eram escaneados.

A parte  no cérebro dos cachorros que é conhecida por lidar com informações que vem do nariz, que é o córtex somatossensorial esquerdo,era mais sensível aos objetos quentes do que aos neutros.

A conclusão desses experimentos é que os cães e os morcegos-vampiros talvez sejam os únicos mamíferos conhecidos que tenham essa habilidade. E consigam detectar pontos quentes fracos que emitem radiação infravermelha. E eles fazem isso usando uma parte específica do seu cérebro.

Habilidade

Mesmo que os cachorros de estimação não tenham que caçar para conseguir comer, os pesquisadores dizem que eles podem ter herdado essa habilidade do lobo cinzento. Ele é um animal que precisa farejar os corpos quentes para conseguir encontrar suas presas.

É possível também que outros animais também tenham essa mesma habilidade e que os pesquisadores ainda não conheçam. Isso pode levar que várias estratégias de caça de predadores sejam reavaliados.

Essa habilidade foi feita em um artigo e precisa de mais trabalhos e estudos para ser confirmada. E também não é claro ainda como o calor é detectado. E os experimentos realizados são suficiente para atiçar uma curiosidade e uma investigação mais aprofundada.

"É uma descoberta fascinante. Ela fornece mais uma janela para o mundo sensorial dos narizes frios altamente evoluídos dos cães", concluiu o etólogo Marc Bekoff.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest