• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Cachorros realmente estão sorrindo?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      21/05/19 às 15h36

Cachorros já são naturalmente fofos, mas e quando eles abrem amplamente a boca, seus lábios encostam nos cantos e sua língua se retrai? Isso é um sorriso? O seu cachorro está sorrindo para você? Para a maioria das pessoas, isso é com certeza um sorriso. Mas será mesmo? Será que os cachorros usam as expressões da mesma forma que nós, seres humanos?

Esse é um questionamento muito complexo, e cuja resposta está fundamentada na nossa história de mais de 30 mil anos mantendo cachorros como animais domésticos. Durante todos esses anos convivendo com esses animais, os humanos e o cães desenvolveram um vínculo único. Graças a essa relação, os cães se tornaram muito úteis para o estudo da comunicação.

"Estudar cães é uma oportunidade realmente única de observar a comunicação social entre as espécies", disse Alex Benjamin, professor de psicologia, que estuda a cognição canina na Universidade de York, no Reino Unido.

Essas pesquisas reforçam a ideia de que o vínculo comunicativo que compartilhamos com os cachorros é único. Para se ter uma ideia, os pesquisadores descobriam que os cães usam o contato visual e abraçam o olhar humano como poucos outros animais conseguem fazer.

Sorriso

Mas será que a expressão de boca larga e olhos serrados do seu cachorro tem o mesmo significado que um sorriso humano? Essa é uma pergunta intrigante, diz Juliane Kaminski, professora de psicologia comparada da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido.

"Eu tive um cão toda a minha vida, então eu sei que se você conhece seu cão muito bem, você é capaz de ler seus comportamentos. Eu não tenho nenhum problema em dar a certos comportamentos um rótulo", disse ela. "Mas como cientista, claro, eu digo: 'Como saberíamos isso?' Nós temos zero dados nos dizendo o que isso realmente significa".

A questão principal com as expressões caninas é que nossas atuais ferramentas de pesquisa são tipicamente subjetivas. Além de estarem relacionadas com as nossas tendências antropomorfizantes de atribuir características humanas a tudo. Então, nesse sentido, é bem provável que interpretemos de forma equivocada o que vemos nos rostos dos cães.

Na verdade, ainda existe muito pouca pesquisa objetiva para apoiar a ideia de que os cachorros sorriem. Uma descoberta publicada na revista Scientific Reports, mostra que a expressão em particular, chamada "boca aberta relaxa" em cachorros, geralmente ocorre em ambientes positivos. No entanto, se isso é o que chamaríamos de sorriso, ainda não está claro.

Para responder essa pergunta com mais precisão, seriam necessárias técnicas de pesquisa mais objetivas, como o sistema de codificação de ação facial (FACS). Com isso, poderíamos determinar como as expressões faciais específicas estão relacionadas com situações particulares e o que motiva exatamente essas expressões. "Isso é necessário para todas as expressões caninas, que são geralmente pouco estudadas", disse Kaminski.

Os cachorros

Essa revelação pode ser um pouco frustrante para qualquer dono de cachorro que sempre interpretou essa boca aberta como um sorriso. No entanto, essa não seria a única prova da nossa relação especial com os cachorros.

Os cães são as únicas criaturas que conhecemos que podem seguir com sucesso e entender os gestos humanos. Apontar por exemplo, nem os chimpanzés, nossos parentes próximos são capazes de seguir essa pista comunicativa como os cães.

Além do mais, os cachorros também já demonstram uma preferência por certos tipos de fala. A pesquisa de Benjamin descobriu que os caninos preferem a companhia de humanos que usam frases relacionadas a eles, como "quem é o bom menino". E também aqueles que falam com os animais em vozes agudas e cantadas.

"Os cães já são tão bons em nos entender. Eles podem entender sinais muito sutis", disse Benjamin. "Então, é o nosso trabalho, como humanos, dar-lhes as dicas para entender como cooperar conosco".

E você, o que achou dessa informação? Achava que o seu cachorro estava sorrindo para você? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+