icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Califórnia tem seu primeiro caso de peste humana em 5 anos

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      20/08/20 às 17h04
capa do post Califórnia tem seu primeiro caso de peste humana em 5 anos

A peste é uma doença infecciosa que é causada pela bactéria Yersinia pestis. Existem três tipos principais de peste: a bubônica, a septicemica e a pneumônica. Os sintomas mais comuns quando se contrai a peste são febre, fraqueza e dor de cabeça.

Quando pensamos em peste, pode parecer uma coisa do passado. Mas um morador da Califórnia, nos Estados Unidos, testou positivo para a peste. Com o resultado, ele foi o primeiro caso humano da doença a acontecer no estado em cinco anos.

A confirmação do caso foi feita no começo dessa semana. Segundo o comunicado do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do condado de El Dorado, a pessoa infectada é um morador  de South Lake Tahoe.

Infectado

A pessoa foi descrita como sendo um "caminhante regular", o que pode sugerir que ela tenha sido picada por uma pulga infectada enquanto estava passeando com seu cachorro na área de Tahoe Keys. Ou então ao longo do "Corredor do Rio Truckee", que fica ao norte da Rodovia 50.

"A peste está naturalmente presente em muitas partes da Califórnia, incluindo áreas de maior altitude no condado de El Dorado", disse Nancy Williams, oficial de saúde pública do condado de El Dorado, no comunicado.

"É importante que as pessoas tomem precauções consigo mesmas e com seus animais de estimação ao ar livre. Especialmente ao caminhar, fazer caminhadas e/ou acampar em áreas onde roedores selvagens estão presentes. Os casos de peste em humanos são extremamente raros, mas podem ser muito graves", continuou.

O comunicado ainda informou que o paciente está em casa se recuperando sob os cuidados de profissionais médicos.

A peste é causada pela bactéria Yersinia pestisE a doença talvez seja mais conhecida por causar a temida Peste Negra que assolou a Europa no século XIII. Até os dias de hoje a infecção ainda acontece, mas é relativamente rara e, geralmente, tratável com antibióticos comuns.

Casos

Nos Estados Unidos, aproximadamente sete casos de peste acontecem por ano. Segundo os  Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as pessoas podem pegar a peste através de picadas de pulgas ou então pelo contato com o tecido ou fluidos corporais de um animal que esteja infectado.

Os últimos casos de peste conhecidos da Califórnia aconteceram em 2015. Foram dois visitantes do Parque Nacional de Yosemite. Mas vários fatores podem ter um papel em quando e onde os casos de peste aparecem. Como por exemplo o comportamento das pessoas, dos roedores, e até padrões climáticos. Já que as temperaturas mais quentes são mais favoráveis para a atividade das pulgas.

O tipo de peste mais comum nos EUA é a peste bubônica. Ela pode causar febre, náusea, fraqueza e nódulos linfáticos inchados e doloridos. Esse tipo de peste não é contagiosa e, normalmente, é causada pela picada de pulgas.

Para prevenir essas infecções, é recomendado evitar o contato com roedores selvagens, manter os animais de estimação longe das tocas de roedores, manter os animais sempre na coleira quando estiver fora de casa e usar calças compridas e repelentes para insetos.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest