icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Carros voadores estão se tornando realidade no Japão

POR Bruno Dias EM Curiosidades 14/08/20 às 15h11

capa do post Carros voadores estão se tornando realidade no Japão

Os carros, pelo menos em algumas situações, são extremamente importantes na nossa sociedade. Ele é um dos bens de consumo mais desejados e ninguém pode negar que também é um item bastante útil. Afinal, as pessoas precisam se locomover. E quanto mais prático e confortável for, melhor. Mas os carros também causam vários problemas para o meio ambiente. Ainda mais em um mundo onde cada vez mais automóveis estão na rua, e isso acaba virando um problema em grande escala.

Mesmo que o aumento da quantidade de carros possa ser um problema, ele ainda é um objeto de desejo. E uma coisa, que sempre ficou no imaginário geral das pessoas, desde várias décadas passadas, é o sonho do carro voador. O sonho de conquistar os céus é algo antigo. Desde os irmãos Wright e Santos Dumont, a aviação só tem evoluído. Ainda sim nós não chegamos ao patamar dos tão sonhados carros voadores.

Desenhos e filmes sempre nos mostraram que, no futuro, esses carros seriam uma realidade. Geralmente, a linha do tempo dizia que, nos anos 2000, isso seria uma realidade para todos. Conforme fomos avançando no tempo, vimos que essa realidade era mais difícil de se alcançar, do que como víamos nas obras ficcionais.

Protótipo

O que não quer dizer, que tentativas não foram feitas, para tentar chegar a esse tão sonhado carro voador. Tanto que, o governo japonês está colocando uma grande quantidade de dinheiro para o desenvolvimento de carros voadores. O objetivo é que eles consigam comercializar esses veículos em 2023.

Mas não é só o governo do Japão que têm os tão sonhados carros voadores em mente. Vários conceitos de veículos que voam estão sendo desenvolvidos por outras grandes empresas como o Airbus, Boeing e Uber.

O sonho de que um dia vamos conseguir andar várias distâncias com carros que conseguem fazer decolagem e pouso vertical (VTOL) está bem vivo na cabeça de todos. Especialmente, no Japão.

A SkyDrive do Japão, uma das startups de carros voadores mais novas no país, mostrou recentemente o SD-XX, que é uma aeronave eVTOL bem elegante. Ela tem o tamanho de um carro e comporta duas pessoas. E o seu alcance de velocidade é de 100 quilômetros por hora. Os planos da empresa é que o primeiro teste de voo nesse veículo possa ser feito ainda nesse ano.

"Estamos considerando lançar um serviço de táxi aéreo em grandes cidades, seja Osaka ou Tóquio. Com voos iniciais sobre o mar, pois seria muito arriscado sobrevoar muitas pessoas de repente", disse Tomohiro Fukuzawa, CEO do SkyDrive e ex-engenheiro na Toyota.

Planos

Outro ponto que Fukuzawa observou foi que o desenvolvimento tem "acelerado rapidamente com o aumento do número de funcionários no empreendimento".

A SkyDrive planeja começar suas viagens com idas e voltas em vários resorts, incluindo o Universal Studios Japan. "O modelo inicial voará basicamente no piloto automático, mas não é 100% autônomo porque um piloto precisaria manobrá-lo em caso de emergência, por exemplo", disse Fukuzawa.

Os planos da startup é vender pelo menos 100 desses veículos atá 2028. Cada um desses tão sonhados carros voadores não serão tão baratos. De acordo com Fukuzawa, eles terão os preços de um carro caro.


Próxima Matéria
Via   Futurism  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest