icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Caverna de água doce mais profunda do planeta é muito mais funda do que o imaginado

POR Bruno Dias EM Curiosidades 04/09/20 às 14h44

capa do post Caverna de água doce mais profunda do planeta é muito mais funda do que o imaginado

Nosso planeta está cheio de belezas naturais que brilham diante dos nossos olhos. E cada bioma reserva maravilhas próprias e peculiares. As florestas, os rios, o impressionante e misterioso oceano. Além de todos esses existe um em especial que guarda em si uma enxurrada de excentricidade e encanto, as cavernas.

Essas fendas ou cavidades encontradas sob a terra ou dentro de majestosas montanhas divide os exploradores e aventureiros entre completamente apaixonadas e embasbacados com tamanha grandiosidade.

Vários anos atrás, um veículo de operação remota estava descendo em um sistema de cavernas de água doce escondido nas profundezas da Republica Tcheca. E de repente tem um fim. O cabo do veículo e não a caverna.

As novas estimativas que foram tiradas da superfície sugerem que é preciso de mais do que  o dobro de folga para chegar ao fundo da caverna subaquática. A caverna é conhecida como Hranice Abyss, e através de pesquisas geofísicas os cientistas traçaram o sistema de cavernas, que é parecido com trincheiras, aproximadamente um quilômetro abaixo.

Esses resultados são baseados em vários dados geofísicos, como por exemplo, medições com gravímetro. Além de verificar a condutividade elétrica e os campos geomagnéticos naturais na subsuperfície da Terra.

Cavernas

Os dados juntos podem dizer aos cientistas a localização geral de rochas, minerais, cavernas e vales que existem abaixo. Por mais que ela não seja uma ferramente de mapeamento perfeita, ela sugere que o Abismo de Hranice vai muito além das estimativas anteriores. Além de questionar a origem da  caverna.

É claro que os sistemas de cavernas inundadas mais profundas do mundo são difíceis e perigosas de serem estudadas diretamente. E ainda com a ajuda de veículos operados remotamente o alcance ainda é limitado.

Segundo o mostrado pela pesquisa, várias dessas cavernas tem águas temperadas  com elemento ácidos  que vem de um fonte profunda. A água termal do Abismo de Hranice, por exemplo, tem apenas entre 5 e 10% da "água moderna".

Essa descoberta levou os pesquisadores a suporem que as cavernas foram formadas de baixo para cima. Tento o núcleo ácido da Terra  devorando lentamente  a rocha calcária acima.

Origem

Entretanto, essa ideia conhecida como formação hipogênica não leva em consideração a geologia específica de cada região ou atividade tectônica. E as cavernas também podem ser formadas de cima para baixo.

Embaixo  do Abismo de Hranice, os pesquisadores encontraram evidências de uma rede de estruturas subterrâneas feitas de rocha solúvel, conhecido como sistema cárstico. Ele foi encontrado em uma grande escala.

Algumas cavernas são preenchidas com água doce e outras com sedimentos. E de acordo com a reavaliação feita, ela sugere que as cavernas foram feitas pela erosão de cima para baixo.

"A deposição subsequente de sedimentos, via elevação do nível do mar, e preenchimento desses canyons causou o bloqueio das nascentes e os sistemas de cavernas foram inundados com água doce", sugeriram os autores.

De acordo com o que pensa a equipe, foi depois disso que a água doce brotou de baixo e trouxe isótopos profundos da Terra para a superfície. E se essa origem estiver certa, talvez seja preciso reavaliar outras cavernas profundas e inundadas. Como por exemplo, as na Itália, África do Sul e Brasil.


Próxima Matéria
Via   Science alert  
Imagens Science alert
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest