icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Celular, couro, papel: Aprenda como salvar objetos molhados

POR Thamyris Fernandes EM Ciência e Tecnologia 20/09/14 às 01h09

capa do post Celular, couro, papel: Aprenda como salvar objetos molhados

A cena é triste, mas não adianta chorar. Se deixou cair na poça de água, derrubou café, caiu na piscina e assim por diante, o melhor a fazer é agir rápido e deixar para lamentar depois.

E, como você vai ver na lista que preparamos, isso vale tanto para o pesadelo de ter o smartphone encharcado, quanto para salvar aquela peça de couro que molhou ou o livro super caro que você pegou emprestado! Se você souber o que fazer e for pontual, é possível correr atrás do prejuízo e ter seus objeto de volta sem estragos.

Confira o que fazer:

Celulares e gadgets

1. Desmonte o aparelho

Tire o aparelho da água o mais rápido possível e, por favor, não tente ligá-lo de jeito nenhum! Então, abra o celular e retire suas peças removíveis, especialmente a bateria. Conforme quem entende do assunto, além de estragar, ela pode ter algum tipo de vazamento e até mesmo explodir.

2. Para secar...

Seque o aparelho com lenço, papel-toalha ou guardanapo. Depois disso, é preciso deixar o celular mergulhado por dois dias ou mais em um pote de arroz cru. O grão, assim como as bolinhas de sílica (veja aqui) ajudam a absorver a umidade.

Em seguida, veja se o visor do aparelho está embaçado. Se ainda estiver com o visor manchado, melhor nem ligar para testar. O ideal mesmo é repetir o processo do arroz por mais dois dias. Só então, depois de seco, recoloque a bateria e veja se ele ainda "vive".

Artigos de couro

1. Lave e hidrate a peça

Quem tem bolsa, sapato ou jaqueta de couro sabe que essas peças precisam de um cuidado especial. Além disso, esse material não combina muito com água.

Então, se por algum motivo seu objeto de couro ensopar, seja rápido: lave em água corrente e passe somente sabão neutro, se necessário. Em seguida, seque o couro com pano ou toalha.

Essa é uma etapa importante: use creme hidratante (ou, se tiver em casa, a cera apropriada para o material) na peça para evitar o ressecamento do couro. Não torça o artigo para que ele não estrague e use pano seco para remover o excesso de umidade. Se ainda for preciso deixe secando à sombra.

2. Secador jamais!

Não use secador de cabelos ou ventilador para acelerar o processo de secagem de peças em couro, nem o coloque para secar ao sol! No caso de artigos de camurça, depois de usar o creme hidratante penteie os fios com uma escova macia

Papéis e livros

1. Aperte para tirar o excesso

Quanto menor o tempo que o material ficar molhado, mais chances ele terá de ser consertado. Isso porque o bolor surge em livros molhados em menos de 48 horas!

Então, corra: Com luvas plásticas ou de borracha, pressione levemente capa e contracapa para retirar o excesso de água.

2. Congele e enxugue

A próxima etapa soa incomum, mas vai salvar a "vida" do livro. Então, comece envolvendo o objeto em fronha de pano (e não em saco plástico, como na foto, porque mantém a umidade).

Depois disso, guarde o livro no congelador por uma semana. Passado esse tempo, usa algodão para passar um pouco de borracha branca ralada sobre as páginas sujas. Depois remova a sujeira com pincel.

No caso de documentos, diplomas ou fotografias, plastificados ou não, lave com esponja umedecida com detergente bactericida. Pressione o material entre folhas de papel-toalha até enxugá-lo totalmente.


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest