• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Chimpanzés em cativeiro adotaram um comportamento especificamente humano

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      21/05/19 às 16h05

Não faz muito tempo desde que algumas notícias um tanto quanto bizarras começaram a surgir na mídia, relatando coisas como quando chimpanzés foram pegos se embriagando com vinho e invadindo plantações em fazendas em Uganda, na África Oriental. Ou, quando um grupo de chimpanzés foi observado atacando um leopardo, de modo que eles pudessem ficar com a presa felina e comê-la. Aparentemente, os chimpanzés "estão com a macaca".

Há pouco tempo, foi publicada uma pesquisa na revista científica PLoS One, que mostrou que um grupo de chimpanzés em cativeiro foi capaz de utilizar ferramentas para "escavar" alimentos enterrados no solo. O que é algo extremamente surpreendente, uma vez que acreditava-se que essa era uma habilidade exclusiva dos humanos e dos nossos parentes hominídeos. Na verdade, era exatamente o que os cientistas acreditavam que nos separava dos outros primatas.

O estudo

Bom, ao menos agora, sabemos que isso não é verdade. Em pesquisas recentes, os cientistas constataram que os chimpanzés conseguem usar lanças e varas para caça e pesca. Atualmente, chimpanzés e macacos-prego parecem ter aprendido a usar ferramentas para desenterrarem comida.

Para uma melhor compreensão sobre o que estava ocorrendo, e como esses comportamentos se desenvolveram, os pesquisadores fizeram dois experimentos. Neles, os cientistas avaliaram o uso dessas ferramentas pelos primatas em cativeiro.

Dez chimpanzés participaram do estudo, sendo oito deles nascidos em cativeiro. Nenhum deles, antes do estudo, foi visto usando ferramentas para desenterrar alimentos.

No primeiro experimento, frutas foram colocadas em cinco pequenos buracos escavados na área onde ficam os chimpanzés no Zoológico de Kristiansand, na Noruega. No início, os buracos foram deixados descobertos para que os animais pudessem ver a fruta. Depois, todos foram tapados.

Algumas ferramentas (galhos de árvores e cacos) foram deixadas no recinto para que eles pudessem utilizar, caso eles quisessem. No segundo experimento, a diferença é que as ferramentas não estavam disponíveis.

O uso das ferramentas

Os pesquisadores conseguiram observar seis tipos de uso diferentes das ferramentas ao longo dos experimentos. A escavação foi a ação mais frequente, seguida da sondagem, trituração, perfuração, entre outras. Além disso, 9 entre os 10 chimpanzés conseguiram escavar a fruta enterrada ao menos uma vez. Oito deles utilizaram ferramentas.

No entanto, a escavação manual era o método preferido de todos. Quando não havia ferramentas, os chimpanzés abandonavam a situação e iam se alimentar da vegetação natural do recinto.

Outra coisa que os cientistas conseguiram notar, ao longo do estudo, foi a reutilização de algumas ferramentas. Muitas vezes eles deram preferência para ferramentas mais longas do que as mais curtas.

Segundo os pesquisadores, embora seja problemático comparar um experimento realizado em cativeiro com o animal na natureza, eles acreditam que nossos ancestrais hominídios possam ter aprendido a escavar com ferramentas de maneira semelhante aos chimpanzés no estudo.

Além dos comportamentos mencionados acima, chimpanzés também foram relatados escavando buracos e compartilhando das frutas encontradas com membros do grupo. E para não perder o costume, também foram observados alguns roubando frutas de outros companheiros e fugindo com o alimento.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+