icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Ciência explica o impacto que o nome de uma pessoa e seu significado pode ter em sua vida

POR A redação    EM Curiosidades      20/04/16 às 17h49
capa do post Ciência explica o impacto que o nome de uma pessoa e seu significado pode ter em sua vida

Todo mundo tem um nome, você pode até não gostar muito dele, mas provavelmente você irá usá-lo para o resto da sua vida. Seu nome é uma parte importante que te separa do resto das pessoas. Você pode se chamar, Maria, João, Luis ou Florisvaldo.

Mas será que o seu nome poderia definir o seu futuro?

De acordo com Ben Bowlin que explica no vídeo abaixo, o seu nome não vai determinar o seu sucesso futuro, mas pode afetar seu futuro de forma surpreendente.

Os economistas Steve Levitt e Roland Fryer estudam por décadas o valor de nomes das crianças. Eles descobriram que não há conexão entre o que seus pais chamam você e seu futuro econômico. Esta é uma boa notícia para as pessoas cujo nome não é considerado "rico". Mas isso não significa que o seu nome não terá impacto sobre seu sucesso futuro.

Um estudo chamado "Are Emily and Greg More Employable than Lakisha and Jamal?" Encontrou pelo menos um fato perturbador sobre nomes. Candidatos a emprego nos Estados Unidos com qualificações iguais são duas vezes mais propensos a receber uma chamada de volta se eles têm um nome mais "comum".

Isso indica que, apesar de várias leis, ainda há discriminação no local de trabalho. As pessoas fazem inferências com base no nome de alguém, parcialmente porque os seres humanos têm um desejo de categorizar informações para compreender melhor. Isso não significa que as suposições que as pessoas fazem sobre você  -  com base exclusivamente em seu nome - estejam corretas.

Poderia seu nome mudar a maneira de interagir com o mundo? De acordo com uma teoria, sim. Determinismo nominativo é a ideia de que o seu nome pode dirigi-lo para determinados interesses ou carreiras. De acordo com esta teoria, as pessoas são mais propensas a escolher carreiras com rótulos que se assemelham ao seu próprio nome. Por exemplo, alguém chamado Helen Painter (Pintor) é mais propenso a trabalhar como pintor, enquanto Jimmy Hogg é, provavelmente, o nome de um criador de porcos.

Embora seja verdade que as pessoas batizadas como Dennis ou Denise estão representados entre os dentistas. Os pesquisadores acreditam que isso acontece que as pessoas preferem coisas que eles pensam que estão conectadas aos seus nomes.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest