icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Ciência explica porque é tão difícil sair de um relacionamento tóxico

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 26/10/18 às 17h27

capa do post Ciência explica porque é tão difícil sair de um relacionamento tóxico

Você já viveu ou vive um "relacionamento tóxico"? Algumas pessoas se relacionam com certos indivíduos que acabam fazendo mal à elas. O problema é quando sabemos que estamos em um desses relacionamentos, mas temos uma grande dificuldade em sair dele. Terminar um namoro nem sempre é fácil, mas porque? Por que quando estamos em um relacionamento ruim temos tanta dificuldade para sair dele?

Muitos vão dizer que tudo é culpa do amor, mas vocês sabem muito bem que não é por isso. A boa notícia é que um estudo analisou o que impede as pessoas que conseguirem terminar um relacionamento assim. A resposta? A gente conta para vocês nessa matéria.

Por que algumas pessoas não conseguem terminar um relacionamento tóxico?

O estudo explora a possibilidade das pessoas continuarem em relacionamentos porque têm dó do parceiro e por acreditarem que as coisas podem melhorar. O fato é que muitos indivíduos não terminam um namoro por acharem que o término será muito maléfico para um dos dois. É como se você tivesse pena de alguém, mesmo que esse alguém não te faça bem.

Samantha Joel, pesquisadora principal, da Universidade de Utah (EUA), disse o seguinte: "Quanto mais dependentes as pessoas acreditavam que seus parceiros estavam no relacionamento, menos chances eles tinham de tomar a iniciativa de terminar".

Mas será mesmo que é melhor pensar nos outros do que em nós mesmos? E o amor próprio? Pesquisas passadas mostram que a quantidade de tempo, dinheiro e emoções também são fatores que pesam na hora de escolher um término de relacionamento. Uma pessoa que já "investiu" muito pode preferir insistir no relacionamento do que colocar um fim.

Egoismo ou altruísmo?

Outro motivo que faz as pessoas continuarem em um relacionamento é o fato de que ficar sozinho é menos atraente do que estar nessa situação. Nesse caso, a pessoa é egoísta, mas também existem pessoas que podem ser altruístas quando não terminam pensando no bem do parceiro.

Joel também afirma o seguinte: "Quando as pessoas percebiam que seus parceiros estavam extremamente compromissados com o relacionamento, elas tinham menor tendência de iniciar o término. Isso foi observado mesmo em pessoas que não estavam muito compromissadas em relacionamentos. De modo geral, não queremos ferir nossos parceiros e nos importamos com o que eles querem".

Quando escolhemos continuar um relacionamento, estamos esperando que o relacionamento mude, para melhor, é claro. Porém, todo mundo sabe que geralmente as coisas não melhoram e podem até ficar pior.

Mas e você, já passou por isso? Já teve muita dificuldade para terminar com alguém? Comente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest