icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Ciência explica porque você não deve ir ao cinema acompanhado

POR A redação EM Curiosidades 25/08/15 às 17h46

capa do post Ciência explica porque você não deve ir ao cinema acompanhado

Você costuma sair sozinho? Ou tem medo só de pensar? Já imaginou ir jantar, no cinema ou em um show totalmente desacompanhado? Tenho certeza que muitos entrariam em pânico só de imaginar na situação. Mas uma pesquisa publicada no Journal of Consumer Research afirma que as pessoas que sentem-se constrangidas saindo sozinhas, podem estar erradas. Isso mesmo!

Estaríamos simplesmente perdendo a oportunidade de fazer algo bacana por medo. É fato que muitos não vão concordar. Mas a pesquisa mostra que as pessoas que saem sozinhas não se importam com o que os outros pensam. Descubra porque você pode fazer programas sozinho!

A pesquisa feita por cientistas das universidades de Maryland e Georgetown, reuniu dados em cinco experimentos. Quatro deles foram questionários em que voluntários deveriam responder se preferiam fazer programas sozinhos ou em grupo. E a quinta foi uma tentativa para tirar as pessoas de sua zona de conforto.

O resultado mostra que as pessoas preferem fazer atividades práticas sozinhas e hedônicas, ou seja, voltadas para diversão, acompanhadas. Isso acontece simplesmente pelo medo. Isso mesmo! O medo que o indivíduo tem se outras pessoas vê-lo, por exemplo, no cinema desacompanhado.

Existem formas de fazer as pessoas se sentirem mais confortáveis ao realizar uma atividade hedônica sozinha. A pesquisa apontou que pessoas se sentiam menos desconfortáveis em estar sozinhas em um café lendo um livro, por exemplo; pois dá a ilusão de um propósito a elas. Sendo assim, não se importariam com a opinião dos outros.

A última parte da pesquisa, fez com que os estudantes fossem separados em pequenos grupos, ou sozinhos, e foram encarregados em visitar uma galeria de arte por 10 minutos. Os estudantes deveriam dizer o quanto achavam que se divertiam e depois da visita dar uma nota para a experiência. Sendo assim, as pessoas que estavam sozinhas disseram ter expectativas menores para a visita, e o resultado final foi bem diferente do esperado.

Tanto as pessoas em grupo quanto as que estavam sozinhas, tiveram experiências similares na galeria. Isso mostra que podemos sim nos divertir sozinhos! Agora os cientistas querem analisar o julgamento das pessoas que vêem as outras sozinhas, será que existe mesmo?

Fonte: Galileu 


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest