icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Ciência responde se ar-condicionado faz ou não mal à saúde

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 03/08/18 às 16h43

capa do post Ciência responde se ar-condicionado faz ou não mal à saúde

Você é do tipo de pessoa que precisa de poucos minutos no ar-condicionado para pegar um resfriado? Muitos dirão que sim, mas será que a culpa é realmente do ar-condicionado? Essa maravilha que refresca a vida de quem mora em lugares muito quentes está cada vez popular, tanto que hoje em dia dificilmente vemos um carro moderno sem esse acessório.

Como essa dúvida surge na cabeça de muita gente, o site Gizmodo resolveu entrevistar alguns biólogos e cientistas da saúde para descobrir se o ar-condicionado pode ou não fazer com que uma pessoa adoeça. Pelo que parece isso pode ser possível, mas tudo depende de vários fatos que vão influenciar. A gente conta mais sobre esse assunto para vocês.

O ar-condicionado pode nos deixar doente?

Dr. Scott Meschke - Presidente Assistente e Professor de Ciências do Trabalho e da Saúde da Universidade de Washington

Para Scott, adoecer por causa do ar-condicionado é raro. A questão se resume à condensação e ao potencial de desenvolvimento de biofilmes dentro do ar-condicionado e para o ventilador disseminar essas bactérias para o ar. Existe também um outro problema: a umidade. Os aparelhos mais antigos tinham muita condensação, onde a água se acumulava e ficava ali. O mofo é outro grande problema. A exposição a ele pode gerar uma reação alérgica e até uma infecção respiratória.

George Gray - Professor e Presidente Interino de Saúde Ambiental e Ocupacional da George Washington University

George Gray diz que o ar-condicionado pode sim nos deixar doentes. O crescimento de microorganismos, como o Legionella, nos sistemas de água que são usados no ar podem ser o principal motivo para fazer você adoecer.

A questão é: qual a probabilidade de você ficar doente por causa do ar-condicionado? Em 2016 os EUA tiveram cerca de 6.100 casos de doenças do legionário em 320 milhões de pessoas. Isso sugere que o risco de uma pessoa ficar doente é muito pequeno. Pessoas com mais de 50 anos, fumantes atuais e passados e os que tem sistema imunológico enfraquecido ou doença crônica tem mais chances de adoecerem. É seu caso?

Dr. Arthur Frank - Professor de Saúde Ambiental e Ocupacional da Universidade Drexel

O clássico, é claro, é a doença do legionário. A doença foi descrita pela primeira vez na Filadélfia, em um lugar onde o sistema de água estava contaminado com organismos Legionella. Muitas pessoas adoeceram e várias morreram.

Mas os aparelhos de ar condicionado individuais também podem causar problemas às pessoas.

Arthur Frank conta que quando era estudante de medicina do quarto ano, fazendo uma aula eletiva no Instituto Nacional do Câncer, atendeu um jovem com leucemia. Ele chegava ao hospital com febre e havia a preocupação de que ele estivesse uma infecção. O paciente foi tratado vigorosamente por alguns dias com antibióticos, e então sua temperatura baixou.

Eles não conseguiam encontrar nenhuma fonte de um organismo, então o mandavam para casa, e ele rapidamente adoecia novamente. Finalmente alguém fez uma visita à sua casa e descobriu que o sistema de ar condicionado estava carregado de bactérias e fungos. Estava explicado porque ele estava tendo aquelas reações.

E aí, o que você concluiu com as três opiniões de especialistas no assunto? Bom, a verdade é que o ar-condicionado pode sim te deixar doente, tudo depende da higiene do aparelho e de outros fatores, como a sua imunidade por exemplo.

Mas e você, costuma sempre adoecer quando ficar em algum lugar com o ar-condicionado ligado? Comenta aqui pra gente.


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest