icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Cientista cria objeto que é capaz de girar 1 milhão de vezes por segundo

POR Bruno Dias EM Ciência e Tecnologia 26/07/18 às 18h40

capa do post Cientista cria objeto que é capaz de girar 1 milhão de vezes por segundo

Cientistas estão sempre cirando e inventando coisas que de alguma forma vai melhorar ou influenciar a vida de toda a população. Um rotor é qualquer objeto que gira em torno do seu próprio eixo e produz movimento de rotação, como por exemplo turbinas, compressores e redutores que tem eixos rotativos apoiados em mancais de deslizamento ou rolamento.

Pois bem, os cientistas inventaram agora o rotor mais rápido do mundo. Ele faz 60 bilhões de revoluções por minuto e é 100 mil vezes mais rápido que broca dentária de alta velocidade. Esse descobrimento vai ser usado para estudar mecânica quântica.

O professor assistente da Universidade Purdue, Tongcang Li disse: "Este estudo tem muitas aplicações, incluindo a ciência material. Nós podemos estudar as diferentes condições em que os materiais conseguem existir".

 

Um minúsculo haltere de sílica levita com ajuda de um laser no vácuo. Esse haltere vibra e gira conforme a forma do laser, que pode ser em linha reta ou em círculos. Quando linear o haltere vibra e quando circular ele gira. Cada um desses movimentos faz o haltere funcionar de um jeito. O que gira funciona como um rotor e o que vibra como um instrumento para medir pequenas forças e torques.

A priori os equipamentos foram usados no estudo da constante gravitacional e densidade da Terra. Mas Li espera que elas avancem mais e permitam o estudo da mecânica quântica e das propriedades do vácuo.

Explicando

Mecênica quântica é uma teoria física que descreve a natureza nas menores escalas de níveis de energia de átomos e partículas subatômicas. Segundo o professor Li, na concepção das pessoas o vácuo é vazio mas os físicos sabem que não é bem assim.

"Tem muitas partículas vitais que podem perdurar alguns momentos e depois desaparecer. Queremos saber o que realmente acontece ali, e é por isso que queremos o medidor de equilíbrio de torque mais sensível possível", afirma.

Esse rotor tem o objetivo de trazer mais informações sobre o atrito e gravidade no vácuo. Esse entendimento é importante para a geração moderna da física.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest