• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Cientistas conseguiram reverter o envelhecimento de uma célula humana

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      14/08/18 às 15h59

Cientistas anunciaram o que há muito tempo milhões de humanos desejavam: a capacidade de reverter o envelhecimento. No entanto, isso em larga escala ainda está um pouquinho longe de acontecer. Mas, já é um sinal de que medicações e produtos cosméticos antienvelhecimento mais eficazes podem chegar estar a caminho logo em breve.

O envelhecimento é visto como o declínio progressivo das funções corporais e muitas vezes está ligado à doenças crônicas como o diabetes, o câncer e a demência. Muitos fatores ocasionam o envelhecimento de nossas células, porém, cientistas e pesquisadores estão focados no acúmulo de células "senescentes" em órgãos e tecidos.

A reversão

As células senescentes são células mais antigas e que já não funcionam como deveriam. Essas células ainda podem comprometer outras células que estejam ao seu redor. Um estudo onde essas células eram removidas em animais, se mostrou bastante positivo, uma vez que a ação retardou o atraso no início da catarata, por exemplo.

Os cientistas ainda não conseguiram compreender exatamente o que torna as células senescentes, conforme envelhecemos. Porém, danos ao DNA e danos aos telômeros são algumas das suspeitas. Entretanto, no momento, os pesquisadores pretendem provar que pequenas doses de sulfureto de hidrogênio poderiam tratar as células "velhas".

Assim elas poderiam ser 'rejuvenescidas' de forma direcionada. "Esta é uma molécula que é encontrada naturalmente no nosso corpo. Pode ser tóxica em grandes quantidades, por isso precisamos encontrar uma forma de a enviar diretamente para a parte da célula em que é necessária", informaram os cientistas na revista The Conversation.

Os pesquisadores acreditam que dessa forma eles levarão a molécula às mitocôndrias, estrutura que produz a energia das células, numa espécie de 'codigo postal molecular' e dessa forma as células senescentes seriam removidas das pessoas, possibilitando dessa forma o tratamento de várias doenças, de uma única vez, relacionadas a idade.

Apesar da necessidade de maiores esclarecimentos a respeito do novo método e sua eficácia, os envolvidos no projeto se mostraram bastante positivos e entusiasmados com as mudanças que o futuro reserva no ramo do rejuvenescimento. Algumas pessoas já até mesmo falam sobre a imortalidade humana.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+