• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Cientistas criam a primeira carne feita no espaço

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      09/10/19 às 16h49

Pela primeira vez na história, uma empresa produziu carne no espaço. Mas esta não se trata de carne produzida pelo abate de animais. Na verdade, a "carne espacial" foi bioprimida em 3D. O feito foi anunciado, recentemente, pela Aleph Farms, uma empresa israelense de alimentos que cria bifes, a partir de células de vaca.

O experimento foi realizado na Estação Espacial Internacional (EEI). Isso a a 399 km de qualquer recurso natural. Células bovinas foram colhidas na Terra, e levadas ao espaço. Lá, na EEI, elas foram cultivadas em tecido muscular de pequena escala, utilizando um bioprinter 3D (impressão biológica em 3D).

O método, utilizado na criação da carne, se baseia em imitar o processo natural de regeneração do tecido muscular que ocorre, naturalmente, no corpo de uma vaca. Em 2018, a Aleph Farms inovou ao criar o primeiro bife cultivado, em laboratório do mundo.

O resultado foi um pedaço de carne que imitava a textura e a estrutura da carne que qualquer um de nós encontraria, facilmente, em um supermercado. Agora, a empresa deu mais um passo rumo a seu objetivo de criar carne ecológica e totalmente livre de abate.

Em suma, todo o processo foi realizado em colaboração com uma empresa russa de bioimpressão. Surpreendentemente, os envolvidos montaram "um tecido muscular em pequena escala em uma bioprinter 3D, desenvolvida pela 3D Bioprinting Solutions, sob condições de microgravidade", afirmou a empresa israelense, em um comunicado.

Carne Espacial

"Esta pesquisa de ponta em alguns dos ambientes mais extremos que se pode imaginar serve como um indicador essencial de crescimento de métodos sustentáveis ??de produção de alimentos que não exacerbam o desperdício de terra, o desperdício de água e a poluição", disseram no comunicado.

A bioimpressão é um processo no qual os biomateriais, como as células animais, se misturam com os fatores de crescimento e o material "bioink" e são "impressos", em uma estrutura em camadas. Assim, a estrutura resultante é um pedaço de tecido muscular.

A "bioprinter 3D está equipada com uma força magnética que agrega as células em um tecido em pequena escala, que é o que a carne é construída", informou o gerente de relações externas da Aleph Farms, Yoav Reisler, ao Space.com.

Esta carne cultivada no espaço deverá alimentar astronautas em missões espaciais tripuladas de longo prazo. Além do mais, ela poderá ser utilizada para alimentar as pessoas, em alguns lugares na Terra, onde a disponibilidade e o acesso das pessoas aos alimentos é escassa.

Por um mundo melhor

De acordo com a Aleph Farms, seus produtos ainda não se encontram disponíveis comercialmente. Entretanto, a empresa planeja que os mesmo já possam ser comercializados em três ou quatro anos. De acordo com a empresa israelense, esse processo não é apenas menos cruel para os animais. Mas, também melhor para o meio ambiente como um todo.

A produção de carne consome muitos recursos naturais. Isso porque as vacas se reproduzem mais lentamente, em comparação aos porcos e aves. Dessa forma, esses animais consomem mais comida e precisam de mais terra e água.

"Estamos provando que a carne cultivada pode ser produzida a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer condição", afirmou Didier Toubi, diretor executivo da Aleph Farms. "Podemos potencialmente fornecer uma solução poderosa para produzir os alimentos mais perto da população que precisa, no momento exato em que for necessário".

"No espaço, não temos 10.000 ou 15.000 litros de água disponíveis para produzir 1kg de carne bovina. Este experimento conjunto marca um primeiro passo significativo para alcançar nossa visão, para garantir a segurança alimentar das próximas gerações, preservando nossos recursos naturais", concluiu.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+